Fundação Cultural reassume prédio do Cine Teatro

O projeto de concessão do cine teatro Benedito Alves da Silva, de São José dos Campos, à iniciativa privada foi engavetado pelo governo do prefeito Carlinhos Almeida (PT). A Fundação Cultural Cassiano Ricardo, responsável pela guarda do imóvel, é que vai definir o destino do cine teatro, fechado há mais de oito anos. O presidente da FCCR, Alcemir Palma, disse que o projeto de transformação do Benedito Alves da Silva em um espaço multiuso, inclusive gastrônico, não será levado adiante.

“Vamos cumprir o que está previsto na lei que possibilitou a troca do cine teatro com a Mitra Diocesana”, disse Palma, que estabelece que o imóvel para atividades de cinema e teatro”, afirmou. A permuta aconteceu durante a gestão do ex-prefeito tucano Emanuel Fernandes (1997-2004). No ano passado, o Ipplan (Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento) elaborou projeto para a concessão do imóvel à iniciativa privada. A intenção era que o concessionário teria o direito de explorar o espaço por pelo menos dez anos.

Em troca, seria obrigado a proceder a reforma e restauração do imóvel. Pelo projeto que incluia também um prédio anexo, o cine teatro poderia ter multiuso cultural, incluso a possibilidade de implantação de um espaço gastronômico no imóvel. Em 2011, o cine teatro foi considerado patrimônio histórico do município, para possibilitar a preservação do imóvel.

O prédio foi tombado na categoria EP-2 (Elemento de Preservação 2), que preserva as fachadas e volumetria, mas permite intervenção interna. Os planos da direção da FCCR é rediscutir com a comunidade o uso futuro do Benedito Alves da Silva. Palma relatou que, ao assumir a presidência da entidade, encontrou um projeto arquitetônico de reforma e restauro do imóvel.

“Encaminhei o projeto para a Secretaria de Obras fazer um orçamento para a execução do projeto. Quando recebermos a estimava de custo, vamo discutir com a sociedade”, disse. Segundo Palma, para este ano nenhuma obra no espaço poderá ser executada porque a FCCR não tem recursos orçamentários. “Primeiro vamos discutir o projeto com a comunidade e depois verificar como poderemos excuta-lo, se com recursos próprios ou buscar apoio do governo federal”, afirmou.

No entanto, essa etapa somente será colocada em prática a partir do próximo ano. “Este ano não temos previsão orçamentária para fazer obra no cine teatro”, disse. O arquiteto e urbanista Flávio Mourão considera positiva a decisão da Fundação Cultural Cassiano Ricardo de engavetar o projeto de concessão do cine teatro Benedito Alves da Silva, em São José, à iniciativa privada.

Na avaliação do urbanista, o correto mesmo é cumprir o que está previsto na lei que possibilitou a permuta do imóvel com a Mitra Diocesana. “A finalidade do espaço é para cinema e teatro”, disse. Mourão ponderou que São José não tem muitos espaços culturais e considera urgente recuperar os que ainda existem, como o Benedito Alves.

“O governo anterior tinha o hábito de terceirizar tudo. É preciso que o atual governo recupere esse espaço para a cidade”, disse Mourão. O presidente do PSDB de São José, Anderson Farias Ferreira, disse que o projeto do Ipplan (Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento) tem o objetivo de revitalizar a área em torno do teatro e também do centro. “O importante é que o atual governo promova a revitalização, independente da proposta do Ipplan”.

O Vale

Publicado em: 12/04/2013

Inscrições abertas para o Festidança na cidade

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), de São José dos Campos, abre as inscrições para o Festidança 2013 – 24ª Edição a partir desta quarta-feira (10) até 25 de abril. Os interessados devem se inscrever por meio do site da FCCR, onde está o edital com os detalhes do evento.

O Festidança 2013 será realizado de 24 de maio a 2 de junho. A programação será composta por grupos convidados; mostra avaliada (competitiva ou não); batalha de danças urbanas; mostra em palcos abertos; mostra infanto-juvenil; mostra de solos; duos e trios e workshops nas várias modalidades de dança, além de uma mostra de vídeo dança.

O objetivo do evento é incentivar a criação coreográfica e estimular o intercâmbio cultural entre bailarinos, coreógrafos e profissionais da dança de todo território nacional. O festival promove apresentações em diferentes modalidades como: Balé Clássico de Repertório, de Criação, Dança Contemporânea, Jazz, Sapateado, Danças Folclóricas e Dança de Rua.

Prefeitura Municipal de São José

Publicado em: 11/04/2013

Espetáculo Florilégio Musical

Sinopse: O espetáculo, eleito como um dos Melhores Musicais de 2012, chega agora a São José dos Campos. Compositores como Benedito Lacerda, Billy Blanc, Dorival Caymmi, Carlos Gardel e Edith Piaf são homenageados pelos atores-cantores.
Ao fundo, uma cortina de seda. Sobre um palco com arranjo de flores artificiais, Mira Haar e Carlos Moreno – com figurino nos mesmos tons de vinho do cenário, ela de vestido de baile, ele de smoking e sapato de verniz grená – apresentam o que definem como o espetáculo teatral musical Florilégio. A direção geral é de Elias Andreato e os arranjos e direção musical são do tecladista Jonatan Harold (também em cena). Eles interpretam clássicos de grandes compositores nacionais e internacionais dos anos 50, como Benedito Lacerda, Billy Blanc, Dorival Caymmi, Carlos Gardel e Edith Piaf. A diversão fica por conta do clima bem-humorado que os artistas imprimem ao espetáculo. Impossível não dar boas risadas.

Os dois atores-cantores na maior estica – ele de gravata borboleta, ela com taça de champanhe nas mãos – , o show intercala números musicais e trechos de poesia. Taça de vinho tinto nas mãos, Mira Haar e Carlos Moreno dançam, cantam e convidam a plateia a entrar no clima romântico de Besame Mucho (de Consuelo Velazquez). Em outro momento, mais modernos, de óculos escuros, mandam ver na versão em rap da cantiga O Cravo Brigou a Rosa, com polegar e indicador esticados fazendo o movimento típico dos rappers quando estão em cena.

Humor e Poesia

Fermentado com humor e poesia e, brindando a amizade que une os dois amigos e atores há mais de 40 anos, o show marca o reencontro dos dois artistas juntos novamente no palco depois de 25 anos. Mira e Carlos interpretam clássicos de grandes compositores nacionais e internacionais dos anos 50, como Lupicínio Rodrigues, Herivelto Martins, Billy Blanco, Carlos Gardel e Edith Piaf. A entrada é franca.

São 40 músicas no repertório, divididas em sete blocos (abertura, internacional, ufanista, natureza e sertão, flores, humor e celebração final). O set list vai do instrumental Abismo de Rosas, de Dilermando Reis (imortalizado no violão de Toquinho), passa por Onde Anda Você e Samba Em Prelúdio, de Vinicius de Morais; Asa Branca, de Luiz Gonzaga.

Na abertura, entram Abismo de Rosas, Dilermando Reis, Instrumental; No Dia Que Me Queiras, Carlos Gardel; Onde Anda Você, Vinicius de Moraes e Hermano Silva; Alô Dolly (Hello Dolly), Jerry Herman e Michael Stewart (letra e música) ; versão Victor Barbera, Haroldo Barbosa e Max Nunes; Samba Em Prelúdio, Vinícius de Moraes e Baden Powell; Amigos para Sempre, Andrew Lloyd Webber, letra Don Black. No segundo bloco abre espaço para um pot-pourri Internacional com Champagne, Di Francia e Depsa & Jodice; Besame Mucho, Consuelo Velazquez; Só Nós Dois, J Pimentel; Strangers In The Nigth, Bert Kampfert, Charlie Singleton e Eddie Snyder; Nel Blu Dipinto Di Blu / Volare, F Migliacci, Mitchell Parish;

Na parte Ufanista, entram Inspiração, Bruno Marnet; Brasil, Benedito Lacerda e Aldo Cabral;

Na seção Natureza e Sertão vem Azulão, Jayme Ovalle e Manuel Bandeira; Uirapuru, Jacobina e Murilo Latini; Sabiá Lá Na Gaiola, Hervé Cordovil e Mário Vieira; Andorinha Preta,  Breno Ferreira. Na parte intuitulada Flores, o repertório reúne La Violetera, Jose Padilla Sanchez e E. Montesinos Lopes; A Jardineira, Benedito Lacerda e Humberto Porto; Rosas Vermelhas Para Uma Dama Triste, Roy C. Bennett e Sid Tepper; versão  João Marques Negrão; A Namorada Que Sonhei, Nilton César; Das Rosas, Dorival Caymmi; Um Pouco de Perfume, Judith Junqueira Vilella e Irene Gomes.

O toque de bom humor fica por conta de Feiúra não é Nada, Billy Blanc, e Velho Enferrujado, Walfrido Silva e Cadê. No encerramento, Hino ao Amor, Edith Piaf e Marguerite Mannot, versão Odair Marsano; Começaria Tudo Outra Vez, Gonzaga Jr; Estão Voltando As Flores, Paulo Soledade.

“A proposta do espetáculo é fazer com que os jovens conheçam as antigas canções e os mais velhos possam reviver o encanto e a emoção das memórias dos bailes e festivais das décadas de 50 e 60. Uma época que, até hoje, é considerada como os Anos Dourados e o grande ápice da música popular brasileira e internacional”, contam os Mira Haar e Carlos Moreno.

  • Carlos Moreno e Mira Haar
  • divertem público ao som das canções dos anos dourados
  • Preço: R$60,00 inteira e R$ 30,00 meia
  • Duração: 70 minutos
  • Datas: 20,21,27 e 28 de abril
  • Sábado: 21:00 hs e domingo: 19:00 hs
  • Censura: LIVRE

Teatro Colinas

Cidade tem Sarau no parque Vicentina Aranha

O Projeto Leitura Livre da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) realiza neste sábado (13), das 15h às 17h, um sarau de outono. O evento será no Parque Vicentina Aranha (Avenida Prudente Meirelles de Moraes, 302), na Vila Adyana. A entrada é gratuita.

A participação é aberta para declamações e apresentações musicais. Estão programadas apresentações de dança, música, artes plásticas e literatura. Entre os artistas convidados estão:

  • João Bá – músico, cantador e contador de história, que estará acompanhado pelo violeiro João Arruda;
  • Luiz Ramos – que vai montar a exposição de papéis artesanais “Da Fibra à Poesia”;
  • Eliete Santos – que apresentará a coreografia “Ares da antiga França. Tributo à Edit Piaff”
  • Paulo Barja – com apresentações de literatura de cordel.

O Projeto Leitura Livre disponibiliza, nos parques públicos da cidade, mais de 1.800 títulos – revistas, livros e gibis – para a leitura gratuita, além de um espaço exclusivo para as crianças.

Esse programa aceita doações de livros, exceto os didáticos, científicos, em outros idiomas e também enciclopédias. Ele é realizado aos sábados e domingos, das 10h às 17h, nos parques Vicentina Aranha e da Cidade, em Santana, e no Espaço Cultural Clemente Gomes.

Prefeitura Munipal de São José

Publicado em: 10/04/2013

Espetáculo A Galinha dos Ovos de Ouro

Sinopse:
Uma deliciosa história cheia de surpresas, que traz uma nova versão desta fábula, contada em forma de prosa, verso e anexins. Tudo começa quando um Contador de Histórias perdido no meio do nada se encontra com um Espantalho Maluco que sugere ao mesmo que use a imaginação e de vida a alguma história de seus livros. Começa então a contar história da do jovem Chico que esta em uma encrenca danada e não consegue pagar as dividas deixada por seu pai, e assim terá que entregar suas terras em poucas horas a gananciosa Germinalia Hambúrguer que deseja sua pequena fazendinha “Luar do Sertão” para transforma-la em um moderno frigorífico. Claro que deixa os animais em pânico total, a Vaca Moemao Burro Asdrúbal, o simpático porco Jack Turubio e a encantadora e encrenqueira Galinha BoliBoli. Em meio as confusões de seus bichos Chicó descobre que a Galinha esta botando ovos de ouro…assim propõe a sua Credora entregar a pobrezinha como pagamento da divida. Transformando o palco num picadeiro. Utilizando a figura do Clown e com bases na Comédia Dell’arte o espetáculo faz lembrar o Circo Teatro, onde a platéia torna –se cúmplice das personagens…Convidando a todos para uma viagem lúdica, a história da Galinha que bota ovos de ouro.

  • Preço: R$ 40,00 inteira e R$ 20,00 meia
  • Datas: 13,14, 20 e 21 abril
  • Horários: 16 hs
  • Duração: 50 minutos
  • Texto: Thiago Tavares
  • Direção:Guy D´Avllis
  • Elenco:Janaina Maranhão, Thiago Tavares e Guy D´Avllis
  • Realização: Cia dos Tantos
  • Censura: Livre

Teatro Colinas

Espetáculo: Manual da Bisca

Sinopse:

O espetáculo Manual da Bisca, baseado no livro de Thiago Tavares, apresenta em seu elenco Janaina Maranhão, Thiago Tavares e Guy D’Avllis, que se revezam entre 14 personagens. O espetáculo conta a história de uma mulher moderna e promete entreter o público com muito humor.

Ela é o que toda mulher gostaria de ser, ou é, as escondidas! Em cada esquina, em cada avenida, até num quarto de convento… Existe uma… BISCA. É uma peça para mulheres fortes e guerreiras e para homens evoluídos ou não… Manual da Bisca busca mostrar de uma maneira divertida a relação entre homem e mulher e bisca, é apenas um termo usado para designar uma personalidade da mulher que sabe o que quer… Buscamos retratar em “Manual da Bisca” a mulher moderna, com suas vontades, desejos e fraquezas. A mulher de hoje não deixou de ser a sonhadora de sempre a espera do príncipe encantado, só que príncipes não existem e saber lidarem com as diferenças é o grande barato da vida a dois.

  • Preço: R$ 50,00 inteira e R$ 25,00 meia
  • Duração: 70 minutos
  • Texto: Thiago Tavares
  • Direção:Guy D´Avllis
  • Elenco:Janaina Maranhão, Thiago Tavares e Guy D´Avllis
  • Realização: Cia dos Tantos
  • Datas: 12, 13 e 14 abril
  • Horários: Sexta, sábado 21 hs
  • Domingo: 19:00 h
  • Censura: 14 anos

Teatro Colinas

Cidade tem inscrições para Mapa Cultural na cidade

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), de São José dos Campos, abre a partir desta terça-feira (9) as inscrições para selecionar os representantes municipais para o Mapa Cultural Paulista 2013/2014. Os interessados devem se inscrever até o dia 17 de maio na sede da fundação (Avenida Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade), em Santana.

As inscrições podem ser feitas nas seguintes áreas:

  • Artes Visuais: Artes Plásticas, Desenho de Humor e Fotografia.
  • Vídeo: Animação, Documentário e Ficção.
  • Canto Coral: Coro e Coro Cênico.
  • Música Instrumental: Solista Acústico e Instrumental Acústico.
  • Literatura: Poema, Conto e Crônica.
  • Dança: Contemporânea, Jazz, Popular, de Rua ou Sapateado
  • Teatro: Teatro Adulto, Teatro Infantil e Teatro de Rua.

O regulamento da mostra está na internet. As apresentações e exposições serão realizadas nos espaços da FCCR, no período de 24 de maio a 30 de junho de 2013.

O Mapa Cultural Paulista foi criado em 1995 com o objetivo de fomentar as produções culturais do interior, revelando valores em segmentos que não teriam acesso aos meios de comunicação e com pouca visibilidade no meio cultural. O evento é dividido em quatro fases. Em todas elas os artistas que se destacam apresentam os trabalhos, primeiro no município de origem, depois na região em que está inserido e, ao final, já na fase estadual, na capital paulista.

Prefeitura Municipal de São José

Publicado em: 09/04/2013

Cidade tem evento para Noivas e Noivos em Maio

Noivas e noivos de São José dos Campos e região terão mais uma chance de escolher os melhores produtos para o tão esperado dia.  De 17 à 19 de maio acontece em São José dos Campos mais uma edição do evento ‘Estilo Festas e Noivas’, promovido pela ‘Ativa Eventos’.

Neste ano a feira será mais uma vez no Espaço Cassiano Ricardo, local onde o evento acontece desde 2007.  Este é o segundo grande evento para o público de noivas em 2013 na cidade. Em março a 11ª edição do ‘Expo Noivas’, além de expor o mercado local de noivas, arrecadou 1.200 latas de leite em pó que foram doadas para quatro instituições carentes da cidade.

A 10ª edição da feira  ‘Estilo Festas e Noivas’, espera receber cerca de 6 mil pessoas, mesmo público alcançado nas últimas cinco edições do evento.  A ascenção do setor obrigou os empresários a mudar o nome do evento, que, desde o ano passado, passou a se chamar ‘Estilo Festas, produção e Eventos’.

O público que comparecer ao evento terá à disposição os melhores produtos das empresas do ramo que atuam na região. O evento também será uma oportunidade de negócios para empresários do setor.  Informações sobre a feira podem ser obtidas pelo telefone: 3942-7808

Publicado em: 08/04/2013

Um olhar sob a “Cura”, exposição na cidade

Uma mostra encontra-se no Espaço multi-cultural SilvAraújo, onde 10 artistas reuniram as suas diferentes artes para um público seleto e exigente, teve a sua inauguração ontem (4/4), e o GuiaSJC teve oportunidade de estar no local e prestigiar o evento.

Pode-se apreciar as mais variadas telas, algumas de cores fortes e vibrantes, outras em tom de nude, com colagens, nanquim e afins, pois ali cada artista interpreta da sua maneira a palavra “cura”. Em cada tela há uma identificação com nome do artista – o que dá a possibilidade de identificar a personalidade de cada e o nome da tela.

Um fato curioso que chama a atenção, são as telas em que em negrito havia uma identificação escrita “Sem Título”, acredito que assim passa a liberdade de nomea-la como quisermos, mas não desmerecendo as demais que intituladas aguçam a criatividade, até mesmo telas com “apelo” religioso sem ferir a religiosidade de cada um ali que visitara.

Não percam a oportunidade e visitem a mostra “CURA”, que ficará aberta entre os dias 04 e 30 de Abril das 14hs às 20hs.

  • Espaço multi-cultural SilvAraújo:
  • Rua José Pedro Carvalho Filho, 80 – Vila Ema. São José dos Campos-SP
    (rua do Taco Loco)

ARTISTAS: Alemck, André Yamamoto, Camila Morita, Charles, Danilo Ferrara, Gabriel Iumazark, Gustavo Gus, Renato Pontello, Ricardo Felizardo, Mild.

Ana Claudia Roges – Equipe GuiaSJC

Cidade tem Museu Vivo com atividades retomadas

O Museu Vivo será retomado neste domingo (7), das 14h às 17h, com uma novidade: a partir deste mês a programação dará destaque aos saberes nas áreas de artesanato, culinária e música, baseada numa manifestação da cultura popular. Esse programa é realizado pelo Museu do Folclore de São José dos Campos nas tardes de domingo.

As primeiras atividades deste ano vão girar em torno das manifestações de devoção a São Benedito, considerado o padroeiro da comunidade negra no Brasil. Assim o destaque será a culinária, tendo como convidado o casal Júlio Lúcio Pinheiro (57 anos) e Maria José de Souza Pinheiro (54 anos).

Moradores do bairro Galo Branco, os dois são devotos de São Benedito e vão demonstrar como fazem doce de abóbora, o mesmo que distribuem no dia da festa do santo da Igreja Católica. “Muitos devotos pagam suas promessas oferecendo doces a São Benedito”, explica Maria José.

Além dos doces, as manifestações de devoção a São Benedito também são representadas por danças folclóricas, como o Moçambique e a Congada, realizadas durante as festas e que poderão ser apreciadas durante o Museu Vivo deste mês, por meio da exibição de vídeos. As atividades são abertas ao público e terão sequência nos próximos domingos com a presença de outros ‘fazedores’, sempre na área externa do Museu do Folclore.

Prefeitura Municipal de São José

Publicado em: 05/04/2013