Sesc oferece atividade em comemoração ao Agosto Dourado

Em agosto é comemorada a Semana Mundial do Aleitamento Materno, visando recordar e aprender como o leite materno e a amamentação fazem a diferença na promoção à saúde da criança, no vínculo familiar, na educação e até no âmbito empresarial e financeiro.

Mas como o assunto ainda traz dúvidas para as mamães, que em muitas vezes são assediadas com tantas opiniões controversas, o Sesc traz um evento para esclarecer dúvidas, medos e anseios para que a amamentação seja um momento tranquilo e de proximidade para mãe e bebê.

Com Renata Vanz, nutricionista materno infantil e Eliane Aquino, enfermeira obstetra.

Quando: 11/08 – sábado

Horário: 10:30

Local: Oficina

Grátis – Senhas no local com 30 minutos de antecedência.

Imagem: Flickr

Teatro e música esquentam o sábado no SESI

No próximo sábado, 04 de agosto às 20 horas, o SESI apresenta o espetáculo: Noite de Reis, estrelado pelo Grupo ADID – Associação para o Desenvolvimento Integral do Down.

A obra é uma adaptação da obra de William Shakespeare, a trilha sonora fica por conta de músicas da Jovem Guarda, executadas ao vivo pelo próprio elenco. A entrada é gratuita e pode ser reservada pelo sistema online Meu SESI.

Comédia romântica – livre para todos os públicos

Data: 04 de agosto, sábado, às 20 horas

Local: Teatro do SESI São José dos Campos

Capacidade: 380 lugares e 08 para cadeirantes

Fonte: SESI

Muriqui em Festa! leva muita arte a São Francisco Xavier neste final de semana

O final de semana será de festa em São Francisco Xavier. Pela primeira vez, no distrito, acontecerá o evento Muriqui em Festa! – Festival de Arte na Rua, que junta muita música com outras manifestações artísticas, como teatro, dança, arte visual, arte digital e performances.
O festival é uma realização da Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, e do Sesc São José dos Campos. O evento integra as comemorações de aniversário dos 251 anos do município. Todas as atividades são gratuitas.
Os espetáculos deverão reunir bom público desde às 15h do sábado (21) até as 15h do domingo (22). Além dos moradores e turistas que irão especialmente para o evento, o distrito está movimentado em razão da temporada de férias. As mais de 20 pousadas e casas de hospedagem estão praticamente lotadas.
Atrações musicais
Entre as atrações mais aguardadas destacam-se a Orquestra Possível – formada por artistas do distrito –, que será responsável pela abertura e encerramento.
A Orleans Street Jazz Band e o Grupo Ôncalo, de São Paulo, e a Banda Bagunço, do Rio de Janeiro, também são esperados com interesse pelo público.
A Orleans executa jazz tradicional e músicas brasileiras com releituras no estilo “dixieland”, o Grupo Ôncalo tem um repertório de música dançante, enquanto a Banda Bagunço apresenta improvisações passando por vários gêneros musicais brasileiros, somados ao estilo afro-americano em fusão com o rock e o jazz.
Programação completa
Dia 21 (sábado)
15h – Orquestra Possível (música) – abertura
15h – Live Painting (grafite), com Chorão, Mr. Peu e Rodrigo Pelé
15h30 – Quem voa é peixe (oficina), com Coletivo Laranja Azul
16h30 – Orleans Street Jazz Band (música)
17h45 – Banda Bagunço (música)
19h – Músicas para dançar, com Grupo Ôncalo (música)
18h – Suaveciclo, com VJ Suave (arte visual/digital)
20h30 – Pow Pow Pow – Bollywood Clown (performance musical)
Dia 22 (domingo)
10h – Oficina de bolha de balão gigante, com o Coletivo Circo no Quintal (performance)
11h – As Artes Malasartes, a viagem de Pedro Malasartes, com o grupo Janela Mágica (teatro)
14h – Tramaterra (intervenções de rua/dança), com o grupo Espaço E. Cia de Dança
15h – Orquestra Possível (música) – encerramento
Serviço
– Subprefeitura – Plantão durante o evento. Fones 99767-2831 (Marquinhos) e 99787-5025 (Aldair)
– UPA (Unidade de Pronto Atendimento) – Atendimento 24 horas – Fone 3926-1226
– Polícia Militar – Telefone 3926-1606
– Transporte – O serviço de transporte coletivo entre São José dos Campos e São Francisco Xavier funcionará nos horários habituais. Com partidas de São José dos Campos, são 12 horários no sábado e oito no domingo, das 6h às 21h; com saídas de São Francisco Xavier, também são 12 horários no sábado (das 5h às 20h40) e oito no domingo (das 6h às 20h40). Rodoviária de São Francisco Xavier – Telefone 3979-1115

Festa Julina da Bondade é boa opção de lazer para o final de semana prolongado

A Prefeitura de São José dos Campos realiza, neste final de semana prolongado, a Festa Julina da Bondade. O evento começa no sábado (7) e segue até segunda-feira (9), das 9h às 21h, no Parque do Cidade (avenida Olivo Gomes, 100), em Santana, região norte. A entrada é gratuita.
Com um cardápio repleto de pratos típicos de várias regiões do Brasil, bem como shows musicais e artesanatos diversos, a festa abrigará 10 barracas beneficentes e outras 10 barracas permissionárias. Nos três dias, a feira de artesanato terá mais de 80 bancas, com vários tipo de artes, no galpão Gaivota.
O evento contará com pontos de arrecadação da Campanha do Agasalho, promovida pelo Fundo Social de Solidariedade. O Departamento de Turismo também estará presente para auxiliar os artesãos no evento.
Sabores diversos
As 10 barracas de entidades beneficentes de São José dos Campos, indicadas pela Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, vão comercializar pastel, bolinho caipira, caldinhos, pão com linguiça, cachorro quente, cuscuz, batatas fritas, produtos de chocolate e espetinhos.
Neste ano, devem participar da festa as seguintes entidades: Sociedade Holística Humanitária, Comunidade Terapêutica Nova Esperança, Associação de Pais e Amigos Adolescentes em Risco, Obra Assistencial e Social Coração de Maria, Asin (Associação Síndrome de Down), AADA (Associação de Apoio ao Deficiente Auditivo), Centro Dandara, LBV (Legião da Boa Vontade), Obra Social e Assistencial Magnificat e Vapi (Vila de Assistência e Proteção aos Idosos).
Já aos permissionários vão vender feijão tropeiro, vaca atolada, carne na lata, doces diversos, costelinha, lanches de pernil e picanha, galinhada e comida japonesa (yakisobra, guioza, rolinho primavera, tempura e temaki).
Infraestrutura
Os visitantes terão como opção de estacionamento os bolsões de Cefe (Centro de Formação do Educador) e área próxima ao galpão Gaivota. Já no recinto da festa, será montado um espaço específico de alimentação com a instalação de 100 meses e 400 cadeiras.
Para realização da Festa Julina da Bondade estarão envolvidas aproximadamente 100 pessoas entre representantes da Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, Defesa Civil, Saúde, Trânsito e secretaria de Manutenção da Cidade e Governança.

11ª Festa do Tropeiro movimenta São Francisco Xavier no final de semana

O distrito de São Francisco Xavier estará movimentado neste final de semana com a realização da 11ª Festa do Tropeiro. O evento contará com muita música, dança e comidas típicas. As atividades acontecem entre os dias 29 de junho e 1º de julho, na praça Cônego Manzi e na Casa dos Tropeiros, no centro do distrito.
A festa visa resgatar a tradição do tropeirismo e valorizar as pequenas comunidades da Serra da Mantiqueira, onde os tropeiros paravam para descansar quando vinham de Minas Gerais para comercializar produtos no Vale do Paraíba.
A realização do encontro é da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, Prefeitura de São José dos Campos e Clube dos Tropeiros e Violeiros de São Francisco Xavier.
Programação

Dia 29 (sexta-feira)
Praça Cônego Antônio Manzi
18h: Escolha da Rainha, Madrinha e Princesa dos Tropeiros
20h: Show com ­­­­Sacode a Poeira

Dia 30 (sábado)
Casa dos Tropeiros (Rua XV de novembro, 1051)
9h: Benção e desfile de cavaleiros
12h: Show de viola, danças típicas, demonstração na pista dos três tambores e barracas de comidas típicas
15h: Orquestra de Viola e Violão do Cafundó da Cidade de Perdões (MG)

Praça Cônego Antônio Manzi
18h: Orquestra de Viola e Violão do Cafundó da Cidade de Perdões (MG)
20h: Show com Fernando e Fabiano

Dia 1º (domingo)
Praça Cônego Antônio Manzi
9h: Santa Missa
17h: Show com Gaby Hadassa

Casa dos Tropeiros (Rua XV de novembro, 1051)
11h: Show de viola, danças típicas, demonstração funcional de cavalos na pista dos três tambores e barracas de comidas típicas
14h: Show com Lucas Esteves
15h: Demonstração de pastoreio com cães da raça Border Collie

‘Bar de Quinta’ em dose dupla, com John John Blacksmith e Casa de Velho

Tem dose dupla no ‘Bar de Quinta’ desta quinta-feira (28), a partir das 20h, na área externa do Centro Cultural Clemente Gomes, no Parque da Cidade. A banda cearense Casa de Velho abre a programação com um show que mistura música e teatro. Na sequência, a banda joseense John John Blacksmith sobe ao palco para mais uma apresentação pelo projeto. A entrada é gratuita.
Criada em 2013, a banda John John Blacksmith é formada por André ‘Filú’ (baixo), Edson Penha (voz e violão), Thiago Milani (guitarra) e Túlio Aquino (bateria). No palco, apresenta músicas do álbum lançado em 2016. O quarteto possui músicas com letras em inglês, fazendo um folk com uma tendência mais para o rock e o pop do ‘new folk’ americano.
Para Edson Penha, cada show é único. “É muito prazeroso observar e sentir a dinâmica de cada apresentação. Existe sempre um momento a partir do qual banda e público se conectam em definitivo e este é notavelmente lindo”, disse o músico.
A banda Casa de Velho foi criada em 2015 e une a música popular brasileira, o rock, os elementos da cultura jovem e o teatro de bonecos. Algo que foge da disposição tradicional de uma apresentação musical, fazendo com que seja criado outra forma de diálogo com o público.
O Projeto Bar de Quinta é realizado pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo desde 2014, com curadoria do artista Dom de Oliveira, com a finalidade de dar espaço e valorizar grupos menos conhecidos no cenário musical.

Centro Cultural Clemente Gomes
Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana
(12) 3924-7300 / 7341

Cia da Roça apresenta ‘As meninas da Porteira’ no CC Flávio Craveiro

Unir a arte circense à cultura caipira, com apresentações humorísticas e musicais. Esta é a proposta do espetáculo ‘As Meninas da Porteira’, que será apresentado pela Cia da Roça nesta sexta-feira (22), às 19h30, na Casa de Cultura Flávio Craveiro, no bairro Dom Pedro I, região sul de São José dos Campos. A entrada é gratuita e livre para todas as idades.
O espetáculo faz parte dos projetos Sexta Encena e Aqui Tem Circo, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, e já foi apresentado em diversas cidades da região, tendo participado da 5ª edição do Festival de Circo, em Taquaruçu (TO). A Cia da Roça existe desde 2017.
Com roupas tipicamente caipiras e ao som de viola e violão, as artistas Isadora Rinelle e Danieli Maimoni interpretam as personagens Dita e Polenta, colocando em evidência a comicidade da palhaçaria. “A proposta é mesclar o caipira com o circo, apresentando números de malabarismo e paródias de modões caipiras”, disse Danieli.
Casa de Cultura Flávio Craveiro
Av. Lênin, 200 – Dom Pedro I
(12) 3966-1136