Curso de fotografia digital para crianças

[sinopse datas=”true” imprensa=”4″]

De 16/2 a 3/3, terças e quintas, às 15h, a unidade do Sesc em São José dos Campos promove curso de fotografia digital para crianças.

O objetivo dos encontros é desenvolver nas crianças a criatividade, mobilizando a descoberta das funções da máquina digital de cada participante.

Além disso, a atividade, conduzida pelo fotógrafo Agnaldo Santos, introduz técnicas de iluminação, lightpainting (técnica onde a longa exposição registra o movimento de uma origem luminosa, permitindo a composição espacial de desenhos com os pincéis de luz), enquadramento, composição e fotografia como ferramenta de cidadania.

Ao final da atividade, uma exposição fotográfica será realizada pelas crianças.

A oficina, gratuita, acontece no Espaço de Tecnologias e Artes do Sesc. As inscrições têm início no dia 4, quinta, a partir das 14h. Os participantes devem trazer sua própria câmera digital. Recomendação etária 8 anos

O Sesc São José dos Campos fica na Av. Adhemar de Barros, 999 – Jd. São Dimas. Mais informações pelo telefone 12.3904.2000 e no site sescsp.org.br/sjcampos

 

Grupo Coletivo Estoril apresenta novo show no Sesc

[sinopse datas=”true” imprensa=”4″]

Dia 05 de fevereiro, sexta, às 19h30, o Sesc em São José dos Campos recebe a banda Coletivo Estoril que apresenta seu novo trabalho, o show Semear, marcado pela a nova fase do grupo influenciada pela experimentação de timbres e ritmos.

No palco o grupo joseense traz repertório com canções inspiradas na musicalidade afro-brasileira e latino-americana, mesclados à sonoridade dub além de fortes batidas percussivas.

Com Gabriel Salve (voz e guitarra), Diego Prado (percussão e voz), Saulo de Pádua (percussão), Eduardo Cezar (contrabaixo), Chico Alcântara (teclado e voz) e Passarinho (bateria e voz).

O show acontece no Solário do Sesc. Grátis. Recomendação etária 12 anos.

O Sesc São José dos Campos fica na Av. Adhemar de Barros, 999 – Jd. São Dimas. Mais informações pelo telefone 12.3904.2000 e pelo site www.sescsp.org.br/sjcampos.

Inscrições para oficinas da FCCR começam em fevereiro

[sinopse datas=”true” imprensa=”4″]

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) abre as inscrições para as oficinas gratuitas do programa Arte nos Bairros no dia 16 de fevereiro. Os interessados em participar do sorteio deverão se inscrever pelo site www.fccr.org.br até 25 de fevereiro.

Após o fim do prazo de inscrições, em 26 de fevereiro, será feito o sorteio eletrônico das vagas na sede da Fundação (Av. Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade – Santana), com divulgação no mesmo dia no site. Os contemplados devem procurar o local em que escolheram a oficina para fazer a matrícula. Caso tenham vagas remanescentes, o preenchimento será pela ordem sequencial da lista do sorteio.

As oficinas começam a partir de 7 de março e prosseguem até 30 de novembro de 2016. Serão oferecidas cerca de 8 mil vagas. Entre as linguagens estão teatro, música, circo, dança, cultura popular, cultura da infância, cultura digital, artesanato, artes visuais, fotografia, gestão e patrimônio cultural e literatura.

O objetivo do programa é descentralizar a cultura para levar conhecimento artístico para todos os cidadãos, estendendo as atividades ligadas aos bairros e distritos, por meio das Casas de Cultura e entidades parceiras.

Fundadores do grupo de teatro Parlapatões encenam texto inédito no Sesc

[sinopse datas=”true” imprensa=”4″]

Dia 30, sábado, às 20h, o Sesc em São José dos Campos recebe os atores Hugo Possolo e Raul Barreto, fundadores do grupo de teatro Parlapatões, que sobem ao palco para apresentar a peça “Até que Deus é um ventilador de teto”.

Escrito por Hugo Possolo especialmente para o Dramamix, das Satyrianas 2014, a montagem segue a mesma vertente dramatúrgica onde realidade e imaginação se mesclam sem distinção nas ações das personagens.

A obra trata com humor a crise de um homem que se vê tomado por compromissos e vivendo uma situação limite de perigo e que pode colocar a sua vida em perspectiva. A encenação foge do descritivo e abre espaço para o poder simbólico das imagens. O texto gira em torno de como o medo integra a vida dos brasileiros que, cercados pela violência e todo o imaginário que ela carrega, mudam suas relações, gerando preconceitos e dificultando aproximações mais humanas.

Em cena a história de um jornalista de cinquenta anos, um redator, que de dentro de seu carro imagina que um velho senhor, vendedor de balas no semáforo, possa ser um deus que desceu à terra para observar a vida dos homens. Ele é sequestrado e tem como vigia o tal velho que já conhecia da rua. Suas reflexões revelam a relação deste homem com o mundo, com sua mulher e seu filho.

Auditório. 126 lugares

Preço: R$5,00 a R$ 17,00

Recomendação etária 14 anos

Oficinas de Carnaval preparam foliões para o Carnaval

[sinopse datas=”true” imprensa=”4″]

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo oferece 13 oficinas de Carnaval para os foliões ficarem bem preparados para folia de 2016. Com participação gratuita e sem necessidade de inscrições antecipadas, as oficinas estão sendo desenvolvidas no projeto Piraquara (Av. Olivo Gomes, 100 – Santana), em outras quatro Casas de Cultura, nos espaços do Parque da Cidade e nas quatro Casas do Idoso.

Os participantes também vão ajudar nos preparativos para a saída do bloco Pirô Piraquara, da FCCR, que estará nas ruas do centro de São José dos Campos na quinta-feira (4/2), a partir das 17h, e no sábado (6/2), a partir das 9h.

Oficinas de máscaras, adereços e bonecões

  • Espaço Pirô Piraquara (Av. Olivo Gomes, 100 – Santana) 25/01 a 04/02 – 14h às 22h
  • Tenda Parque da Cidade (Av. Olivo Gomes, 100 – Santana) 31/01 – 13h às 17h
  • Tenda Feira Noturna (Av. Olivo Gomes, 100 – Santana) 27/01 e 03/02 – 18h às 22h
  • Casa de Brinquedos (Rua Roberto Cruz, 40 – Jardim Santo Onofre) 27, 28, 29/01 e 01, 02/02 – 15h às 17h
  • Casa de Cultura Flávio Craveiro (Av. Lênin, 200 – Dom Pedro I) 27, 28, 29/01 e 01,02/02 – 9h às 11h e 15h às 17h
  • Casa de Cultura Júlio Neme (Praça Cônego Manzi, s/nº – São Francisco Xavier) 27, 28 e 29/01 e 01,02/02 – 14 às 17h
  • Casa de Cultura Rancho do Tropeiro (Rua Ambrósio Molina, 184 – Eugênio de Melo) 27, 28, 29/01 e 01,02/02 – 15h às 17h
  • Casa de Cultura Eugênia da Silva (Rua dos Carteiros, 110 – Novo Horizonte) 27, 28, 29/01 e 01, 02/02 – 15h às 17h

Museu do Folclore encerra Ciclo de Natal com a 19ª Chegada das Bandeiras

[sinopse datas=”true” imprensa=”4″]

Dezessete grupos de Folia de Reis de cinco cidades do Vale do Paraíba e de duas cidades do Sul de Minas Gerais participam da 19ª Chegada das Bandeiras neste domingo (31), a partir das 9h, no Museu do Folclore de São José dos Campos (Av. Olivo Gomes, 100 – Pq. da Cidade).

A manifestação é aberta ao público e começa pela manhã na área externa do museu, com uma celebração e benção das bandeiras, pelo padre Milton Faria, capelão no Hospital Pio XII, em Santana. Em seguida, as folias visitam o presépio, montado pelo figureiro Magela Borbagatto, de Jacareí.

Entre os municípios participantes estão São José dos Campos, Caçapava, Jacareí, Paraibuna e as mineiras de Conceição do Rio Verde e São Lourenço. Entre os grupos estará o mais antigo do Estado de São Paulo, da Folia de Reis do Sertão da Onça, de São José do Barreiro.

A Folia de Reis do Sertão da Onça, de São José do Barreiro este ano completa 96 anos de existência, 31 dos quais sob comando do mestre Jesus Pereira de Lima (59 anos), conhecido entre os foliões da região pela facilidade para compor versos das músicas que canta durante as manifestações. Segundo ele, a folia foi formada por um tio do seu avô em 1920.

A Chegada das Bandeiras é realizada anualmente numa parceria entre as folias, o Museu do Folclore e a Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR). A organização é do Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), associação social sem fins lucrativos responsável pela gestão do Museu do Folclore.

Informações pelo telefone 3924-7318.

Centro da Juventude encerra Colônia de Férias neste domingo

[sinopse datas=”true” imprensa=”4″]

As atividades da programação da Colônia de Férias de início de ano, realizada pela Prefeitura de São José dos Campos no Centro da Juventude (Rua Aurora Pinto da Cunha, 131 – Jardim América) se encerram neste domingo (31), com o Piquenique de Leitura, que acontece a partir das 10h30.

A atividade é gratuita e tem foco no público infantil, mas adultos, idosos e toda a família também podem participar. Não é necessário fazer inscrição.

O Piquenique de Leitura vai proporcionar às crianças, pais e responsáveis, uma sensacional viagem e a descoberta de novos mundos, personagens, histórias e sonhos, por meio dos livros, da leitura e da literatura.

O Centro da Juventude será preparado especialmente para receber o Piquenique da Leitura, com pufes coloridos e aconchegantes, personagens da literatura infantil e livros, muitos livros, disponíveis para leitura gratuita. Os livros fazem parte do acervo da Biblioteca do Centro da Juventude.

O Piquenique de Leitura é um projeto realizado pela Prefeitura de São José dos Campos todas as manhãs de domingo no Centro da Juventude, e tem como objetivo estimular o gosto das crianças pela leitura e literatura, e proporcionar um momento lúdico e de lazer com a participação dos pais e filhos juntos, além de aproximá-las do mundo das artes.

Mais informações pessoalmente no local ou na Central de Atendimento ao Público do Centro da Juventude pelo telefone 3932-8600.

Casa do Idoso Sul oferece aula especial de sapateado adaptado

[sinopse datas=”true” imprensa=”4″]

Disposição é o que não falta para os idosos que praticam uma atividade física pouco convencional. A unidade Sul da Casa do Idoso ofereceu na manhã desta quinta-feira (28) uma aula especial de sapateado adaptado para os frequentadores da unidade e seus netos. A atividade fez parte da programação especial do mês de janeiro.

O sapateado tem como principal característica o som produzido com sapatos especiais em contato com o chão, fazendo dos pés um instrumento musical. A modalidade mistura ritmo, técnica, movimento e estilo. Além de ser uma dança alegre, o sapateado traz harmonia para quem pratica e faz realmente os pés “cantarem”.

A professora de sapateado Aline Moraes Carneiro ressalta que o sapateado é muito importante para a terceira idade por ser novidade. “O sapateado retrata muito o que eles viveram no passado, os grandes nomes da dança e na música foram do tempo deles. Então, trazer isso pra eles é de grande valia.”

“Visitando o Sr. Green” no Teatro Colinas

[sinopse datas=”true” imprensa=”4″]

Um acidente de trânsito nas ruas de Nova York, que quase resultou num atropelamento, acaba provocando a aproximação entre o Sr. Green, um velho e solitário judeu ortodoxo, e Ross Gardner, um jovem executivo de 29 anos que, graças ao juiz Kruger, foi acusado de negligência na direção e considerado culpado pela ocorrência. A pena consiste em fazer com que Ross Gardner deva prestar serviço comunitário junto à vítima uma vez por semana, pelos próximos seis meses.

No velho apartamento do Sr. Green, atulhado de coisas que parecem ter sido adquiridas nos anos 50 e mantidas intocáveis desde então, a circunstância legal que os uniu involuntariamente envolve os dois em situações inusitadas, com traços de fino humor e de profunda emoção.

O espetáculo une Sergio Mamberti, que está de volta aos palcos após 12 anos sem atuar, e Cássio Scapin, que encenou Visitando o Sr. Green ao lado do grande Paulo Autran há 15 anos e agora assina a direção da nova montagem.

Datas: 12, 13, 14, 19, 20 e 21 de Fevereiro

Horários: Sextas e sábados, às 21h. Domingos, às 19h.

Local: Teatro Colinas (Colinas Shopping – av. São João, 2.200, Jardim das Colinas, São José dos Campos)

Classificação: 14 anos

Ingressos: R$60 (inteira) e R$30 (meia)

Gênero: Comédia dramática

Duração: 90 minutos

Informações: (12) 3204-5236

www.facebook.com/teatrocolinas
www.teatrocolinasshopping.com.br

Comédia em Preto e Branco a Cores

[sinopse datas=”true” imprensa=”4″]

Após quase quatro anos de apresentações pelo Brasil e turnê nos EUA, o show de humor Comédia em Preto e Branco está de cara nova. O humorista Marcelo Marrom deixa o elenco para se dedicar a projetos pessoais e dá lugar a Dinho Machado que, junto com Rodrigo Capella, apresentarão o novo e ainda mais colorido, Comédia em Preto e Branco a Cores!

O conceito de uma boa conversa de bar entre amigos, descontraída e informal que garante boas gargalhadas se mantém e a dupla chega cheia de energia, com esquetes musicais, interação com a plateia, tornando cada espetáculo único e exclusivo, onde os humoristas se divertem junto com o público que os assiste. Dinho, que é músico, faz ótimas imitações e chega para dar um toque mais teatral ao espetáculo.

Datas: 27 e 28 de Fevereiro

Horários: Sexta e sábado, às 21h. Domingo, às 19h.

Local: Teatro Colinas (Colinas Shopping – av. São João, 2.200, Jardim das Colinas, São José dos Campos)

Classificação: 16 anos

Ingressos: R$ 60,00 (inteira) e R$30 (meia)

Gênero: Stand Up Comedy

Duração: 70 minutos

Informações: (12) 3204-5236

www.facebook.com/teatrocolinas
www.teatrocolinasshopping.com.br