Teatro e música esquentam o sábado no SESI

No próximo sábado, 04 de agosto às 20 horas, o SESI apresenta o espetáculo: Noite de Reis, estrelado pelo Grupo ADID – Associação para o Desenvolvimento Integral do Down.

A obra é uma adaptação da obra de William Shakespeare, a trilha sonora fica por conta de músicas da Jovem Guarda, executadas ao vivo pelo próprio elenco. A entrada é gratuita e pode ser reservada pelo sistema online Meu SESI.

Comédia romântica – livre para todos os públicos

Data: 04 de agosto, sábado, às 20 horas

Local: Teatro do SESI São José dos Campos

Capacidade: 380 lugares e 08 para cadeirantes

Fonte: SESI

Poupatempo terá expediente parcial nos dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo

O Poupatempo informa que o expediente em todas as 72 unidades de atendimento será parcial nos dias de jogos da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo. Nos dias em que os jogos se realizarem na parte da manhã, o expediente terá início a partir das 14h. Nos dias em que os jogos se realizarem no período da tarde, o expediente se encerrará às 12h.
O Poupatempo destaca que os horários de atendimento são agendados para garantir conforto e organização, além de eficiência nos gastos públicos. O agendamento é gratuito, pessoal e intransferível, para evitar intermediários.
Tetracampeão na pesquisa Datafolha como ‘Melhor Serviço Público de SP’ (desde 2015), o Poupatempo coloca à disposição dos cidadãos os seguintes canais de atendimento:
Canais de atendimento
Portal: www.poupatempo.sp.gov.br
Aplicativo de celular: SP Serviços, disponível para as plataformas iOS e Android
Poupinha: atendente virtual do Poupatempo disponível no canto inferior direito da tela do Portal do Poupatempo ou no Messenger, do Facebook, no link: https://m.me/poupinhaSP
Totens de autosserviços: Disponíveis nas maiores unidades do Poupatempo e também em locais de grande circulação como estações do Metrô, Shopping e supermercados (vide lista de locais no Portal do Poupatempo), permitem solicitar serviços sem necessidade de passar pelas mesas de atendimento presencial, como emitir na hora e de graça o Atestado de Antecedentes Criminais ou solicitar a segunda via da CNH ou do RG (para documentos emitidos nos últimos três anos que já fazem parte da base de coleta biométrica). Também permitem fazer agendamento de horário para ser atendido em qualquer unidade do Poupatempo com pagamento antecipado de taxas com cartão de débito.
Para poupar ainda mais tempo, os usuários também podem pagar antecipadamente as taxas de emissão de RG (2ª via), CNH (2ª via ou definitiva) diretamente no Portal do Poupatempo, ou com cartões de débito de todos os bancos (cartões de débito Visa, Mastercard e Elo) nas maquininhas de cartão nas mesas de atendimento ou triagem do Instituto de Identificação (RG) e mesas de atendimento do Detran (CNH).

Captura do Poupa tempo

Atenção: o horário parcial de atendimento nos dias de jogos do Brasil não altera a Campanha do Agasalho em todas as unidades do Poupatempo, que já recolheram mais de 230 mil donativos em dois meses. A meta dos 13 mil colaboradores do Poupatempo para a campanha deste ano é atingir o recorde de 300 mil unidades para distribuição às entidades cadastradas no Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo.

Programa Poupatempo
O Poupatempo é um programa do Governo do Estado, executado pela Diretoria de Serviços ao Cidadão da Prodesp – Tecnologia da Informação. Iniciado em 1997, conta atualmente com 71 unidades fixas, em todas as regiões administrativas do Estado, além de um posto móvel que atende a áreas do entorno da Grande São Paulo.
Quando o time do Poupatempo entra em campo (VÍDEO) https://youtu.be/R9W_R7_-JqU
Imagens de divulgação do Programa Poupatempo no link: https://www.flickr.com/photos/poupatemposp

Parque Interlagos recebe 2ª edição do Conexão Juventude e Ação

Cultura, lazer, esporte e prestação de serviços. O Conexão Juventude e Ação, promovido pela Prefeitura de São José dos Campos, será responsável por levar tudo isso neste próximo sábado (16) à população do Parque Interlagos, na Praça Ayrton Senna da Silva, na região sul.
O evento, programado para acontecer das 14h às 19h, será o segundo organizado neste modelo especial, com foco em colocar à disposição do público serviços básicos gratuitos. O primeiro ocorreu em abril, no Parque Alambari, no Campos de São José, na região leste.
Nesta edição, os destaques ficarão por conta de tendas de atendimento ao público sobre manutenção, trabalho assistência jurídica. Para os jovens que buscam uma oportunidade no mercado de trabalho, a Prefeitura montará duas tendas, sendo uma para emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e outra para confecção de currículos.
A emissão da carteira profissional será coordenada por funcionários do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) e as orientações e dicas sobre como redigir um bom currículo estará sob a tutela dos profissionais do programa Qualifica São José.
A Prefeitura montará também uma tenda de atendimento da Secretaria de Manutenção da Cidade, que receberá reclamações e sugestões da população sobre ruas, praças, unidades esportivas e outros próprios públicos que estejam com problemas nos bairros.
Segundo os organizadores do Conexão, a ideia com a tenda é levar o serviço do telefone 156 para mais perto dos cidadãos que subutilizam ou desconhecem a ferramenta de comunicação com a Prefeitura.
Aos munícipes que precisam de apoio jurídico, a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) também terá um espaço gratuito para prestar atendimento público, tirando dúvidas sobre processos de qualquer natureza (trabalhista, tributário, criminal, entre outros).
Fora as novidades, o Conexão Juventude e Ação terá ainda avaliações físicas básica coordenadas pelo Cmaf (Centro de Medidas e Avaliação Física), corte de cabelo, cadastramento no CRAS – (Centro de Referência de Assistência Social) e no ID Jovem, entre outros.
Imersão musical
Marca do evento, a programação musical do Conexão Juventude será reforçada mais uma vez por artistas de diferentes gêneros, deixando o palco principal eclético.
Na controladora, a DJ Ludimila – 14h às 15h – fará o ‘esquenta’ do Conexão e animará o público com muita música eletrônica. Para os apaixonados pelo pandeiro e cavaquinho, o Grupo Brilho no Olhar – 16h às 17h30 – será a atração para não deixar passar. Com o violão, o destaque vai para a Gaby Hadassa – 17h30 às 19h –, cantora sertaneja em ascensão na cena do Vale do Paraíba.
A festa na Praça Ayrton Senna da Silva terá ainda um ‘aulão’ aberto de Urban Mix™ – 15h às 16h –, tenda de games antigos e atuais, clínica de rugby ministrada pelo corpo técnico do programa Atleta Cidadão, exposição de robótica do Cephas e Rua de Lazer.
Vitrine para a juventude
O Conexão Juventude dá espaço a todo movimento jovem que queira desenvolver projetos artísticos, culturais e esportivos, de forma gratuita.
Inspirado no antigo Ação Juventude, a edição especial do Conexão Juventude e Ação tem o objetivo de dar oportunidade de acesso às diversas atividades socioeducativas, além de oferecer serviços básicos à população que não tem a oportunidade de usufruir dos mesmos ou que os desconheça.
Neste ano, o evento já teve oito edições e visitou as regiões sul, leste, sudeste e norte. Em 2017, o Conexão passou por todas as regiões do município, incluindo Eugênio de Melo e São Francisco Xavier. Em 10 edições no ano passado, mais de 17 mil pessoas participaram das atividades.

Ballet Jovem Minas Gerais encerra 29º Festidança com espetáculo no Municipal

Decorridos quase nove dias de muitas atividades, chega ao final, neste domingo (10), a 29ª edição do Festidança, um dos maiores festivais de dança do país, realizado pela Prefeitura de São José e Fundação Cultural Cassiano Ricardo. O encerramento acontece a partir das 19h30, no Teatro Municipal, com a presença do Ballet Jovem Minas Gerais, que apresentará os espetáculos Notório e Ritos.
Os ingressos devem ser reservados no site Eventbrite, até uma hora antes do início do evento. No local, o público também poderá fazer doações de pó de café e leite em pó ao Fundo Social de Solidariedade de São José dos Campos. O material pode ser entregue uma hora antes do início das apresentações.
Os espetáculos
O espetáculo Notório possui coreografia de Alessandro Pereira que, vivendo há mais de 20 anos na Alemanha, trouxe a influência europeia, misturadas com influências do Brasil, por meio da música e da dança. A apresentação retrata ‘o indivíduo notório, que se destaca, não só pelo saber, mas também em sua maneira de ser’.
O espetáculo Ritos também possui coreografia de Alessandro Pereira, que se concentra nas similaridades que as manifestações culturais, independentemente da origem ou religião dos indivíduos. Uma temática atual onde elementos da cultura e do folclore brasileiro são evidenciados na movimentação e na trilha sonora.
Perfil
O Ballet Jovem Minas Gerais foi criado em 2007 pela Fundação Clóvis Salgado e hoje integra projeto de uma associação que leva seu nome. Constituído por bailarinos em processo de profissionalização, o grupo desenvolve seus trabalhos com rigor na qualidade técnica e artística. A Cia se apresenta em todo o país, com trabalhos norteados pela diversidade de linguagens e tendências da dança.
O 29º Festidança contou com a parceria de outras instituições culturais, como o Sesc São José dos Campos, Sesi e Afac, além governo do Estado de São Paulo, por meio da Organização Social POIESIS.
Teatro Municipal
Rubião Júnior, 84 (3º piso) – Centro
(12) 3942-1144 / 3924-7300

Projeto Arte nas Ruas atende museus, feiras e centro cultural neste mês

As intervenções realizadas, neste mês, pelos 29 artistas que fazem parte do Projeto Arte nas Ruas, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, podem ser vistas pelo público, com mais frequência, em quatro lugares específicos da cidade: Museu de Arte Sacra e Mercado Municipal (aos sábados), feira-livre de Santana (aos domingos) e feira noturna do Parque da Cidade, em Santana (às quartas-feiras).
O projeto também estará presente em algumas atividades do 29º Festidança (até 10 de junho) e em duas edições do Programa Conexão Juventude, da Prefeitura (dias 16 e 23). Os artistas que participam do projeto executam números de circo, teatro, música e interartes. Instituições que desejarem contar com a performance dos artistas em suas dependências, devem entrar em contato com a Fundação Cultural.

Confira a programação:

Museu de Arte Sacra e Mercado Municipal
Aos sábados: das 9h às 11h

Feira Livre de Santana
Aos domingos: das 10h às 12h

Feira Noturna de Santana (Parque da Cidade)
Às quartas-feiras: das 19h às 21h

Centro Cultural Clemente Gomes
Dias 14 e 28 (quinta-feira): das 19h às 23h

Centro da Juventude/ NACD
Dia 15 (sexta-feira): das 9h às 12h e das 13h às 16h
Dia 24 (domingo): das 14h às 20h

Conexão Juventude
Dia 16 (sábado): Jardim Interlagos
Dia 23 (domingo): Vila Cristina

Casa de Cultura Eugênia da Silva
Dia 16 (sábado): das 9h às 12h
Dia 24 (domingo): das 9h às 12h

Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana
(12) 3924-7300

29º Festidança começa nesta quarta no Teatro Municipal

A partir desta quarta-feira (30) e durante 12 dias, São José dos Campos será palco do 29ª Festidança, que ao longo dos anos se tornou um dos mais importantes festivais de dança do país. Para esta edição foram recebidas quase 700 inscrições de grupos e companhias de todo Brasil. O festival tem curadoria dos coreógrafos e bailarinos Layla Mulinari e Jaruam Xavier, e propõe um encontro do tradicional com as novas formas de se fazer dança. Confira aqui a programação completa.
A abertura será feita pela São Paulo Companhia de Dança, às 19h30, no Teatro Municipal, mesmo local e horário do encerramento do festival, que contará com a presença do Ballet Jovem Minas Gerais. A realização do evento é da Prefeitura, por meio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, dando continuidade a um projeto artístico que representa um novo momento do festival e da dança na cidade.
Com quase 400 atividades previstas para acontecer em 21 espaços diferentes da cidade, o 29º Festidança tem uma extensa e diversa programação, que prevê a realização de quatro mostras de dança: Contemporânea (com 7 espetáculos convidados e outros 5 da região), Competitiva, Danças e Movimentos Urbanos e Mostra Paralela de Danças.
Como destaques deste ano, o festival contará com espetáculos de companhias e grupos como o Projeto Mov_oLA, de Alex Soares, a Companhia de Danças de Diadema, o Balé da Cidade de Taubaté e o Passinho Brazil Cia de Dança.
Além das apresentações, a preocupação com as ações formativas também mereceu atenção especial da Fundação Cultural, que oferecerá 13 workshops com nomes renomados da dança no país, como Angel Viana e Ana Vitória, um seminário com Cássia Navas e o Laboratório de Criação Coreográfica com o bailarino Robson Jacqué.
Visando uma maior integração entre os profissionais da cidade com a programação do festival, vários coreógrafos também ministrarão aulas abertas nas casas de cultura para alunos das oficinas de dança. Além disso, grupos de bailarinos realizarão performances e intervenções artísticas em pontos diferentes do município.
O festival conta ainda com jam sessions de dança e música no Parque da Cidade e no Parque Vicentina Aranha, além da exibição de 4 filmes relacionados ao universo das artes e da dança.
Ocupar espaços
A ocupação de mais de 20 espaços públicos da cidade, interagindo com a arquitetura local, principalmente da Fundação Cultural, que será sede de muitas ações, é algo com que a gestão e a curadoria também se preocuparam este ano. “Ocupar o lugar entrando em movimento com ele, gerando a partir da sua arquitetura o encontro de pessoas diversas, que recriam, celebram, expõe e refletem sua forma de ser dança”, disseram Layla e Jaruam.
Para eles, o Festidança representa uma oportunidade de acesso ao universo da dança, ao corpo e seu movimento, com seus potenciais de comunicar algo, de criar estéticas e diálogos, de promover o encontro. “O Festidança significa muito para academias, grupos, companhias, profissionais e iniciantes. E também para quem não é profissional, que pode apreciar e vivenciar os vários estilos de dança”.
O acesso a todas as atividades no festival é por meio de reserva antecipada no site da Fundação Cultural. Além da reserva, a instituição contará também com o Ingresso Solidário, com a doação de pó de café ou leite em pó nos locais e antes das atividades, ação em parceria com o Fundo Social de Solidariedade.
O 29º Festidança conta ainda com a parceria de outras instituições culturais, como o Sesc São José dos Campos, Sesi e Afac, além governo do Estado de São Paulo, por meio da Organização Social POIESIS.

Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana
(12) 3924-7300

Semana Mundial do brincar

Sesc São José oferece programação especial para as crianças na Semana Mundial do Brincar

Com centenas de atividades na capital, litoral e interior, a programação convida o público a “Brincar de Corpo e Alma”.

 

De 20 a 28 de maio, o Sesc São Paulo realiza a Semana Mundial do Brincar, em parceria com Aliança pela Infância. Neste ano, com o tema “Brincar de Corpo e Alma”, a programação pretende promover reflexões sobre a importância do brincar no repertório pessoal, cultural e social da criança.
O projeto conta com diversas atividades gratuitas, entre vivências, oficinas, bate-papos, encontros, cursos, aulas abertas, contação de histórias, saraus, recreações, intervenções artísticas, performances, espetáculos e instalações. Seu principal objetivo é que adultos e crianças reflitam sobre as possibilidades lúdicas de explorar o mundo por meio dos atos de pular, correr, batucar, desenhar, cantar, imitar, enfim, brincar.
Voltada para crianças e bebês de 0 a 6 anos, e seus adultos de referência, a programação também dá destaque ao Espaço de Brincar, programa do Sesc São Paulo que promove a valorização do brincar construído pela criança e insere novas provocações para ampliar seu repertório cultural, com ações sobre o universo da Primeira Infância, além de espaços físicos preparados para esse público.
Programação do Sesc São José dos Campos:
Cine Bate-Papo

Territórios do Brincar

Dia 23, quarta, às 19h.
Um passeio pela geografia de gestos infantis que habitam brincadeiras de diversas regiões brasileiras. Gestos que contam histórias, revelam narrativas, constroem uma linguagem própria do brincar e nos apresentam a nós mesmos. Durante dois anos, os documentaristas Renata Meirelles e David Reeks viajaram pelo Brasil registrando o brincar universal de meninos e meninas de diferentes realidades.
Auditório. 126 lugares. Grátis. Ingressos na Central de Atendimento com 30 minutos de antecedência. Recomendação etária livre.
Oficina
Brincadeiras Musicadas

Dia 26, sábado, às 16h30.

A arte de produzir sons utilizando o próprio corpo como instrumento percussivo e como brinquedo sonoro.

Praça. Vagas limitadas. Grátis. Recomendação Etária Livre.

Circo
Bets com Palhaços

Dia 27, domingo, às 16h30.

Com Cia. Curva de Riso.

Um grande campeonato foi marcado para reviver uma das mais divertidas brincadeiras da infância: o bets. E quem chega junto para dar um toque ainda mais especial ao jogo é um bando de palhaços que se dizem experts no assunto. Tudo fica ainda melhor com a participação do público, que pode se caracterizar à vontade com figurinos circenses para entrar na brincadeira. Assim, todos juntos promovem um interessante e palhacesco campeonato, em busca da melhor dupla de jogadores de bets dos últimos tempos.
Ginásio. 300 pessoas. Grátis. Recomendação etária livre.

Grupo Samba da Cachaça se apresenta neste domingo

Liderado pelo músico Gabriel Adabo, o grupo Samba da Cachaça será responsável por animar e promover a roda de samba do Neruda Bistrô neste domingo, 07 de janeiro.

Com o objetivo de valorizar o Samba de Raiz, o grupo fará o que costumam chamar de “culto ao samba”, um repertório de clássicos do Samba com referência a nomes como Cartola, Adoniran Barbosa, Paulinho da Viola, Nelson Sargento, Noel Rosa e outros. Além dos clássicos, será inaugurado o repertório 2018, que conta também com sambas autorais do grupo, como o Samba Exaltação “Mangueira”, uma parceria de Gabriel Adabo com o Presidente de Honra da Mangueira, Nelson Sargento.

Sobre o nome e o ritual do Samba da Cachaça

O nome do grupo faz alusão à bebida exclusiva que integra o cenário das
apresentações dos sambistas.
“O nome ‘Samba da Cachaça’ foi criado porque, além de genuinamente brasileira
como o samba, a cachaça tradicionalmente faz parte da celebração do samba. Além de
ser uma homenagem ao Carlos Cachaça’’, revela Gabriel Adabo.
Criada exclusivamente para as rodas de samba, a bebida que celebra o Samba da
Cachaça é levemente adocicada, com um sabor acentuado de canela.

samba-cachaca1

Data: 07 de janeiro (domingo)

Local: Neruda Bistrô
R. Dr. Orlando Feirabend Filho, 117 – Aquarius

Horário: 14h
Preço: R$ 10,00

FCCR prevê novo edital para Projeto Arte nas Ruas

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo prevê publicar no começo de 2018 um novo edital para o Projeto Arte nas Ruas, disponibilizando de 20 a 25 vagas nas áreas de circo, teatro, dança, música e interartes. Tanto o edital como o processo de inscrição serão disponibilizados no site da instituição.

O projeto teve início em agosto deste ano e cadastrou oito artistas de rua. Para estes, será necessário apenas um recadastramento. A programação de dezembro com este grupo vai até o dia 20, em diferentes pontos da cidade.

A iniciativa do projeto é da Prefeitura de São José dos Campos e o gerenciamento da Fundação Cultural. A intenção é valorizar e oferecer melhores condições de trabalho para os artistas de rua, possibilitando que façam suas intervenções (gratuitas) em áreas públicas ou disponibilizadas por terceiros, para todas as faixas etárias.

Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Avenida Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana
(12) 3924-7338

FONTE: Fundação Cultural Cassiano Ricardo
FOTO: Paulo Amaral/FCCR.
Nilton, malabarista de 42 anos, é um dos oito aprovados pelo projeto.

FCCR está com inscrições abertas para três workshops

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo está com inscrições abertas para três workshops que fazem parte da sétima edição do ‘Noites em Processo’, evento onde grupos de teatro da cidade podem mostrar ao público um pouco das peças em processo de montagem.

Os workshops são gratuitos e voltados para atores e estudantes de teatro, a partir de 12 anos, e as inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site da instituição.

Para se inscrever clique aqui.

Um dos workshops, ‘A Verdade da Personagem de Ficção’, será realizado de 11 a 17 de dezembro, das 15h às 18h, no Centro Cultural Clemente Gomes. A oficina faz uma análise sobre o texto ‘Seis Personagens à Procura de um Ator’, de Luigi Pirandello e será ministrada pelo ator e diretor de teatro Atul Trivedi.

O objetivo é oferecer aos participantes um momento de reflexão, trazendo à tona a principal temática do autor (Pirandello), um questionamento sobre o fictício e a realidade. No último dia da atividade, às 20h, Atul convidará alguns dos participantes para uma leitura dramática do texto abordado.

Um segundo workshop, ‘O Artista de Rua’, será realizado no dia 16, das 9h às 13h, pela Cia de 2, também no CC Clemente Gomes. Arte, interpretação e criação dos atores de rua são os enfoques da oficina.

E no dia 17, o grupo LaminiCAC também conduzirá uma oficina sobre as obras de Gianfrancesco Guarnieri e o processo de criação da peça do grupo, o espetáculo “Grito de Partida”.

Além dos workshops, o ‘Noites em Processo’ também conta com exposição, mesa de debate e espetáculos. A programação completa pode ser conferida aqui.

 

Centro de Estudos Teatrais
Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana
(12) 3924-7341

FONTE: Fundação Cultural Cassiano Ricardo