Espaço Cultural terá roda de samba no sábado (20)

O Espaço Cultural Flávio Craveiro (Avenida Lênin, 200), no bairro Dom Pedro I, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), vai realizar a primeira roda de samba no local, neste sábado (20), das 16h às 18h. A estreia será com o grupo Influências.

O objetivo da atividade é abrir o espaço aos artistas e à comunidade para valorizar as manifestações culturais de São José dos Campos. O formato em roda foi pensado para resgatar as raízes do samba e para que o público vivencie mais de perto uma conversa acompanhada pelo mais popular ritmo brasileiro.

O primeiro grupo convidado, o Influências, começou a carreira em 2011 e tem o repertório recheado de sambas de roda e clássicos da Música Popular Brasileira. As influências da banda vieram das composições de Arlindo Cruz, Djavan, Cartola e Fundo de Quintal, entre outros.

A escolha do nome da banda surgiu das diferenças e experiências de cada integrante durante as próprias carreiras. O grupo Influências se prepara para gravar o primeiro disco, com duas composições inéditas.

Prefeitura Municipal de São José

Publicado em: 18/04/2013

Cidade tem exposição de Gibis para moradores

Uma criança chega em um espaço cultural e pouco se interessa pelo o que tem por lá. Até que desenhos coloridos e seus super-heróis favoritos a chamam a atenção, em uma espécie de gibi gigante. Aos adultos, é saudosismo, as lembranças da infância e a curiosidade. Os ídolos são os mesmos e mal se sabia o quão antiga é a história deles.

O espaço cultural é o Flávio Craveiro, no Dom Pedro 1º, em São José dos Campos. E a exposição que chama a atenção é a “História das Histórias em Quadrinhos”, aberta a visitação gratuita até o dia 30 de maio. “A gente tem uma demanda muito grande na região para este tipo de evento”, afirmou o agente cultural do espaço, Paulo César da Silva.

Montada pelo curador e professor da USP (Universidade de São Paulo) Álvaro de Moya, a história contada na exposição começa em 1827, com o M. Vieux-Bois, do professor suíço Rudolph Töpffer, considerado um dos precursores da “literatura em estampas”, passa pela criação de diversos personagens famosos até hoje e chega a 1990.

Aliás, foi na década de 1920 que surgiram nos quadrinhos boa parte de personagens preferidos por crianças e até adultos. Entre eles, estão o Gato Félix (1923), Mickey Mouse (1929), Tarzan (1929), Popeye (1929) e Tintin (1929). Os super-heróis chegaram no final da década de 1930. O Super Homem (1938) foi um grande sucesso desde o início e deixou quase na miséria seus jovens criadores Jerry Siegel e Joe Shuster, que não detinham os direitos autorais. Ele também marcou o início dos gibis, com histórias completas.

Em 1939, foi a vez da criação do Capitão Marvel, de C. C. Beck, e do cavaleiro das trevas Batman, de Bob Kane.
Logo em seguida, em 1941, o Capitão América, de Joe Simon e Jack Kirby, e, em 1942, o famoso Pato Donald, de Carl Barks. O Homem Aranha chegou em 1962, pelas mãos de Stan Lee e Steve Ditko. Com este super-herói, o editor da Marvel consolidou-se como um doa maiores criadores de mitos nos gibis. O Garfield, outro fenômeno popular, foi criado por Jim Davis em 1978. Em, 1959, foi inventado o maior sucesso de público de todos os tempos: a Mônica, de Mauricio de Souza.

A exposição termina na década de 1990 quando, segundo a mostra, os artistas brasileiros, sem mercado nacional e com belíssimos trabalhos em cores, invadem o editorial norte-americano, mostrando o potencial de seus desenhos, mas, muitos deles, sem revelar o nome verdadeiro do autor e nem o título original.

Alguns exemplos de capa de gibis na exposição que passaram por essa situação são: Lovecraft, RatedX, Death World, Retief e Paranoia. As 18 páginas do “gibizão” encerram sua história das histórias em quadrinhos com o questionamento: “Há futuro para o quadrinho brasileiro?”. Depois dos anos 1990, a história continuou. Em 2008, por exemplo, foi criada a “Turma da Mônica Jovem”, que movimentou novamente o mercado nacional. Mas a pergunta continua fazendo sentido.

O Vale

Publicado em: 17/04/2013

Apresentação de Jazz lota Teatro na cidade

Mais de 500 pessoas estiveram no Teatro Municipal de São José dos Campos para assistir à Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, que subiu ao palco no sábado (13) sob a regência do maestro Fábio Prado.

Com muita irreverência em quase duas horas de espetáculo, foram apresentados os temas do Batman, do Robin Hood, do Sítio do Pica-pau, além de “Tico-tico no Fubá”, de Zequinha de Abreu, “Frevo de Orfeu”, de Vinicius de Moraes, “Passo do Elefantinho”, de Henry Mancini, “Primeiro Amor”, de Patápio Silva, “Fever”, de John Davenport & Eddie Cooley, entre outras músicas.

A Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo foi criada em 1990, pela Secretaria de Estado da Cultura, com a proposta de dar tratamento sinfônico à música popular brasileira e universal. Sua formação, bastante singular, une a orquestra nos moldes eruditos a uma big-band de jazz.

Prefeitura Municipal de São José

Publicado em: 17/04/2013

Grupos para Mostra Joseense são selecionados na cidade

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) escolheu 11 grupo para participar da edição 2013 da Mostra Joseense de Teatro. A escolha foi realizada nesse fim de semana (13 e 14) por uma comissão formada por especialistas, na sede da na Fundação Cultural, no Parque da Cidade, em Santana.

Mais de 20 trabalhos foram avaliados a partir de vídeos e documentos exigidos para a participação. Os interessados se inscreveram entre os dias 1º e 12 de abril. Participaram grupos de teatro do município, amadores ou profissionais, com qualquer espetáculo para o público infantil ou adulto, que haviam estreado até a data de inscrição.

A Mostra Joseense de Teatro, promovida pela Fundação Cultural, será realizada de 3 a 12 de maio com apresentações no Teatro Municipal; Cine Santana; Teatro Dailor Varela; ruas; praças e parques.

Esse evento tem o objetivo de valorizar a cultura, as artes cênicas e especificamente o teatro em São José dos Campos, contribuindo para a valorização da identidade artística e a integração entre os grupos teatrais da cidade.

Confira os selecionados
1 – “Cabaret del Rinoceronte” – Grupo Teatro do Rinoceronte
2 – “A Casa de Dentro da Gente” – “Grupo Caixa de Histórias
3 – “Kung-fu Clowns” – Grupo La Cascata Cia. Cômica
4 – “Medea Líquida”- Cia. do Trailler – Teatro em Movimento
5 – “O Mendigo” – Cia dos 7 em Cena
6 – “Discurso ao Polvo” – Cia. Robson Jacque
7 – “Os Malefícios do Tabaco” – Grupo Rangávali
8 – “Filó + Bastião em: Diabo Gosta é de Festa!” – Grupo Artepão
9 – “Sonho de Palhaço – Carambas e Carambolas” – Cia. Homens de Palha de Circo e Teatro
10 – “O Casamento da Mulher Solteirona” – Grupo Teatro do Imprevisto
11 – “Sardentinha e Parafuso em Doces e Travessuras” – Cia. da Máscara

Suplente: “As Incríveis Memórias de Um Livro” – Cia. Teatral Relicário de Histórias

Prefeitura Municipal de São José

Publicado em: 17/04/2013

Cidade tem Evento da Festa do Mineiro para moradores

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) em parceira com a Prefeitura de São José dos Campos realiza a 12ª Festa do Mineiro neste domingo (21), a partir das 9h, no Pavilhão Gaivotas, no Parque da Cidade, em Santana. A cerimônia de abertura terá a apresentação da Banda de Santana e o encerramento será o grupo 14 Bis.

Além da Banda de Santana, a abertura da festa terá missa com o grupo Benção, a tradicional distribuição de biscoito e café com leite e ainda as apresentações do Grupo Viola Divina e da Orquestra Piraquara de Viola. Durante todo o dia, haverá exposição de artesanato e barracas de comidas típicas e de produtos mineiros. O 14 Bis vai se apresentar às 19h. Criada em 1979, a banda teve influências do Clube da Esquina e dos Beatles, dos Rolling Stones, Yes e tantos outros conjuntos internacionais.

O trabalho mais recente da banda é o CD e DVD “14BIS ao vivo”. O primeiro DVD do 14 Bis contém grandes sucessos de mais de 30 anos de carreira e a participação de Flávio Venturini, Beto Guedes, Rogério Flausino e Marcus Vianna.

Programação Festa do Mineiro

  • 9h – Abertura com a Banda de Santana
  • 10h – Missa com grupo Benção
  • 11h – Distribuição de biscoito com café com leite
  • 14h- Apresentação do grupo viola divina
  • 15h30 – Orquestra Piraquara de Viola Caipira
  • 19h – Show com a banda 14 Bis

Prefeitura Municipal de São José

Publicado em: 16/04/2013

Orquestra Sinfônica se apresenta na quarta na cidade

A Orquestra Sinfônica de São José dos Campos, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), se apresenta nesta quarta-feira (17), às 20h, no Teatro Municipal (Rua Rubião Júnior, 84, 3º piso – Shopping Centro). As entradas são gratuitas e podem ser retiradas na portaria do Parque Vicentina Aranha ou uma hora antes do concerto na bilheteria do teatro, caso haja disponibilidade.

O programa será composto de três peças: “Abertura em Ré Maior ”, do Padre João de Deus de Castro Lobo, “Suíte Pelleas e Mellisande Op 46”, do finlandês Jean Sibelius, e “Sinfonia n°82 – O Urso”, do austríaco Joseph Haydn. A Orquestra Sinfônica de São José dos Campos (OSJC) tem a regência e direção de Marcello Stasi.

Confira o programa:

  • João de Deus de Castro Lobo (1794 -1832)
  • Abertura em Ré Maior
  • Jean Sibelius (1865 -1957)
  • Suíte Pelleas e Mellisande Op 46
  • Joseph Haydn (1732 – 1809)
  • Sinfonia n°82 “O Urso”

Prefeitura Municipal de São José

Publicado em: 14/06/2013

Cidade tem exposição de História em Quadrinho apartir de hoje

O Espaço Cultural Flávio Craveiro (Avenida Lênin, 200), no bairro D. Pedro I, recebe a partir desta segunda-feira (15) a exposição “História das Histórias em Quadrinhos”, montada pelo curador e professor da USP, Álvaro de Moya. A mostra pode ser visitada até o dia 30 de maio, de segunda a sábado, das 9h às 17h.

Os visitantes poderão apreciar nove painéis sobre quadrinhos nacionais e internacionais antigos, com destaque para Super Homem, Batman, Tarzan, Mickey, Capitão Marvel, Mandrake, Príncipe Valente – ao contexto histórico em que foram criados.

Com forma de um gibi gigante, a exposição foi produzida pela Organização Social de Cultural ACAM Portinari e pela Unidade de Fomento e Produção Cultural (UNDPC), ambas da Secretaria Estadual de Cultura, e doada para a FCCR em 2010, durante a Virada Cultural.

As histórias em quadrinhos começaram a ser publicadas no Brasil no século XIX, adquirindo um estilo de cartuns, charges e caricaturas. Apesar do país ter artistas renomados, como Ziraldo e Maurício de Souza, a influência americana sempre foi muito presente.

Álvaro de Moya nasceu em 1930. Já trabalhou como jornalista, produtor, ilustrador e diretor de televisão. Considerado por alguns como maior especialista em História em Quadrinhos do Brasil, Moya organizou a primeira exposição sobre o tema do país. Já viajou para diversos países representando o Brasil em congressos.

Outras informações pelo telefone (12) 3903-2298.

Prefeitura Municipal de São José

Publicado em: 15/04/2013

Cidade tem oficina de Fantoches para crianças

O Projeto “Leitura Livre”, da Fundação Cultural Cassino Ricardo (FCCR), realiza neste domingo (14) uma oficina de fantoches para o público infantil. A atividade será realizada das 10h às 12h no Parque Vicentina Aranha (Rua Engº Prudente Meireles de Moraes,100), na Vila Adyanna, e das 15h às 17h no Parque da Cidade (Avenida Olivo Gomes, 100), em Santana.

A oficina será coordenada pelo artista plástico Tatau, que vai ensinar as crianças como criar fantoches utilizando jornais, retalhos de pano, goma de polvilho. Durante a atividade, as crianças também participarão de um teatro de bonecos. Essa é uma das ações para incentivar a leitura no mês em que é comemorado o “Dia Nacional da Literatura Infantil”. Também estão programadas no dia 21, uma apresentação musical literária infantil com o músico Joel Teixeira e a oficina literária “Onde Mora um Coração Menino” com a musicista Cíntia Maria Rosa, em 28 de abril.

O dia 18 de abril foi instituído como o Dia Nacional da Literatura Infantil, em homenagem à Monteiro Lobato. O escritor taubateano foi um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil brasileira.  O Projeto Leitura Livre disponibiliza, nos parques públicos da cidade, mais de 1.800 títulos – revistas, livros e gibis – para a leitura gratuita, além de um espaço exclusivo para as crianças. Ele é realizado aos sábados e domingos, das 10h às 17h nos parques Vicentina Aranha, da Cidade, em Santana e no Espaço Cultural Clemente Gomes.

Programação

14 de abril

  • Oficina de Fantoches com o artista plástico Tatau
  • Das 10h às 12h – Parque Vicentina Aranha (Rua Engº Prudente Meireles de Moraes,100 – Vila Adyanna)
  • Das 15h às 17h – Parque da Cidade (Av. Olivo Gomes, 100 – Santana)

21 de abril

  • Apresentação Musical Literária Infantil com o músico Joel Teixeira
  • Das 15h às 16h – Parque da Cidade (Av. Olivo Gomes, 100 – Santana)

28 de abril

  • Oficina Literária – “Onde Mora um Coração Menino” – com a musicista Cíntia Maria Rosa
  • Das10h às 12h – Parque Vicentina Aranha (Rua Engº Prudente Meireles de Moraes,100 – Vila Adyanna)

Prefeitura Municipal de São José

Publicado em: 15/04/2013

Terminam hoje inscrições para Mostra Joseense na cidade

As inscrições para a edição 2013 da Mostra Joseense de Teatro terminam nesta sexta-feira (12). Os interessados em participar devem se inscrever na sede da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR – Avenida Olivo Gomes, 100), em Santana.  Podem participar grupos de teatro do município, amadores ou profissionais, com qualquer espetáculo para o público infantil ou adulto, que tenha estreado até a data de inscrição desse evento. O júri vai selecionar entre 10 e 13 espetáculos para o evento

A Mostra Joseense de Teatro, promovida pela Fundação Cultural, será realizada de 3 a 12 de maio com apresentações no Teatro Municipal; Cine Santana; Teatro Dailor Varela; ruas; praças e parques. Esse evento tem o objetivo de valorizar a cultura, as artes cênicas e especificamente o teatro em São José dos Campos, contribuindo para a valorização da identidade artística e a integração entre os grupos teatrais da cidade.

O resultado da seleção dos espetáculos será divulgado no dia 15 de abril no site da FCCR (www.fccr.org.br), onde os interessados podem encontrar outras informações sobre as inscrições.

Prefeitura Municipal de São José

Publicado em: 12/04/2013

Monteiro Lobato é homenagiado pela Fundação

No mês de aniversário de nascimento de Monteiro Lobato, a Biblioteca Pública Cassiano Ricardo preparou para os usuários uma homenagem com uma série de atividades sobre o escritor.

Nesta sexta-feira (12), está programada uma oficina de origami com o tema “Personagens de Monteiro Lobato” com 3 horas de duração em que são ensinados como confeccionar a Emília, o Saci, o Visconde, entre outros personagens a partir de um pedaço de papel. O origami é uma técnica japonesa de criar seres e objetos a partir da dobradura do papel. Não há idade limite para a participação, mas é necessário se inscrever pelo telefone: 3921-8845.

Também estão programadas palestras com temas lobatianos com a participação do mediador Roberval Rodolfo, componente da Associação Cultural “Montanha Encantada”. Entre os temas, a vida e a obra de Monteiro Lobato e como ele tratava a questão racial.

O escritor taubateano também é tema das visitas monitoradas feitas à biblioteca. Elas ocorrem toda terça e quinta-feira, às 9h ou 14h. Nesse mês, durante as visitas, os estudantes ouvem uma história, realizam uma atividade relacionada ao tema e conhecem os livros de Monteiro Lobato. O acervo da Biblioteca Pública Cassiano Ricardo conta com a coleção completa de livros infantis e com um grande número de livros adultos, e também obras que foram traduzidos por Lobato.

Para psicopedagoga Maria José Nogueira, responsável pela animação cultural da biblioteca, abril é especial, porque é o mês de nascimento do escritor e também quando é comemorado o Dia Nacional do Livro Infanto-Juvenil. Ela destaca ainda que as publicações de Monteiro Lobato estão relacionadas com o meio ambiente e com a cultura do Vale do Paraíba.

A Biblioteca Pública Cassiano Ricardo fica na Rua 15 de Novembro, 99, no centro. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 8h15 às 17h e aos sábados das 8h15 às 13h.

Programação

Oficina de origami – Tema: “Personagens de Monteiro Lobato”

  • Professora Maria José Nogueira.
  • Dia: 12 de Abril.
  • Horários: 8h30 às 11h30 ou 13h30 às 16h30.
  • Vagas: 15 por período.
  • Carga horária: 3 horas.

Palestras

Temas Lobatianos
Mediador: Roberval Rodolfo (Montanha Encantada)

  • 23 de Abril
  • 9h – Monteiro Lobato: Um intelectual engajado com a Causa Nacional: Erick Chiaramonte
  • 14h – A História e a Obra de Monteiro Lobato: Poeta Moraes
  • 25 de Abril
  • 9h – Questão Racial em Monteiro Lobato: Ricardo Rezende
  • 14h – Amor e Morte em Monteiro Lobato: Ricardo Rezende

40 vagas

  • Oficina infantil e visita monitorada – tema: Monteiro Lobato
  • Terças e quintas-feiras às 9h ou 14h.

Prefeitura Municipal de São José

Publicado em: 12/04/2013