A geração de empregos em São José dos Campos durante os dez primeiros meses deste ano já supera o total de vagas criadas em 2012 e em 2011, revelam os dados divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o número de vagas criadas até outubro deste ano no município foi de 2.614 (já considerando-se a diferença entre contratações e desligamentos). A marca é superior ao total dos últimos doze meses. Em 2012, o saldo foi de 852 postos. Em 2011, foram 171 postos de trabalho.
Neste ano, setor que mais gerou empregos foi o de serviços, com a abertura de 48.385 vagas; o comércio abriu 19.523 vagas, a construção civil, 11.357 postos e a indústria mais 9.616. Continuando no ritmo atual, São José dos Campos poderá chegar ao final do ano com um total de contratações acima de 106 mil trabalhadores e saldo positivo na geração de empregos.
Embora o mês de outubro tenha apresentado um aumento no número de demissões, A Secretaria de Relações do Trabalho considera que o saldo negativo do mês é momentâneo. A secretaria estima que o número total de contratações no ano vai superar ao total geral de admissões dos últimos doze meses (104.850).
“A Prefeitura está empenhada em dinamizar suas ações e criar novos serviços para apoiar as empresas, viabilizar a qualificação de trabalhadores e encaminhá-los às vagas disponíveis no Posto de Atendimento ao Trabalho (PAT)”, explica o secretário de Relações do Trabalho.
Para a Secretaria de Relações do Trabalho, este saldo acumulado positivo superior aos anos anteriores confirma o acerto das políticas desenvolvidas no município visando o pleno desenvolvimento da cidade e a geração de oportunidades de emprego e renda para a população.