A Prefeitura de São José dos Campos decidiu diminuir a velocidade máxima permitida nas avenidas Cassiano Ricardo e Eduardo Cury, duas das principais vias de trânsito da cidade.
A redução de 70 km/h para 60 km/h, implementada no último dia 13, teve como objetivo oferecer mais segurança para os motoristas e para os pedestres.
O governo Eduardo Cury (PSDB) estuda estender a medida para as 10 avenidas que concentram atualmente os maiores fluxos de veículos e os maiores índices de acidentes em São José.
Na Cassiano Ricardo, a mudança aconteceu no trecho que abrange o Jardim Aquarius e a via Dutra.
Segundo o diretor do Departamento de Trânsito de São José, Paulo Guimarães, a redução nos limites de velocidade da avenida teve como objetivo evitar acidentes.
O crescimento do número de pedestres que atravessam a Cassiano Ricardo também contribuiu para a decisão da administração tucana de diminuir a velocidade.
Na Eduardo Cury, a mudança atendeu os mesmos critérios, além da presença de duas escolas ao longo da via.
Apesar de os motoristas que trafegam diariamente pela Cassiano Ricardo reclamarem de ter sido surpreendidos com a redução do limite de velocidade, o diretor do Departamento de Trânsito garante que no dia em que a medida foi implementada foram colocadas faixas e painel eletrônico na avenida comunicando a mudança. O painel permanece no local.
Foto: Fabio Namiuti
Fonte: O Vale