Pela primeira vez no topo do ranking de multas de trânsito em São José, a Avenida Olivo Gomes, no bairro Santana, zona norte, tem uma média de 19 autuações diárias aplicadas aos motoristas. No total, foram 3.849 multas nos seis primeiros meses de 2012. Para a prefeitura, os motoristas abusam da velocidade na via ao deixarem o centro em direção à zona norte. Outra explicação para o aumento das atuações seria a transferência do radar fixo na avenida para o ponto conhecido como “curva do S”.
Em segundo lugar no mapa das multas aparece o entroncamento entre as avenidas Nelson D’Ávila e João Guilhermino (região central), com 13 multas diárias. Em seguida, aparecem com 11 autuações diárias o encontro das avenidas Juscelino Kubitschek e Felício Savastano (leste) e a Avenida Florestan Fernandes (Anel Viário).
No primeiro semestre do ano passado, a Olivo Gomes não aparecia nem entre as cinco vias com mais multas na cidade. A lista incluía na ocasião, pela ordem, a JK, Andrômeda (zona sul), Florestan Fernandes, Nélson D’Ávila e Cidade Jardim (zona sul).
“Tiramos o radar de perto do semáforo da Olivo Gomes e colocamos no fim da via, perto da curva do ‘S’. Por isto, tivemos um pico de multas por excesso de velocidade naquele trecho. Esperamos que até o final do ano diminuam as multas”, disse Paulo Guimarães, diretor da Secretaria de Transportes.
O abuso dos motoristas é motivo de reclamação dos pedestres que andam na Olivo Gomes. “Os carros não respeitam a faixa. Hoje ontem mesmo um marronzinho chamou a atenção de um motorista, que ainda reclamou”, afirmou a dona de casa Ellen Rose de Paula, 38 anos.
Ontem, O VALE constatou alguns veículos parando em cima da faixa destinada aos pedestres na Olivo Gomes.
Segundo o diretor da Secretaria de Transportes, o escoamento do tráfego da região central para os bairros é apontado como uma das causas para o abuso dos motoristas. “As pessoas vêm da região central com ruas estreitas e pegam uma avenida larga. Aí, aproveitam para acelerar”, disse Guimarãe
O excesso de velocidade foi responsável por 55% das 86.253 infrações cometidas no primeiro semestre deste ano nas vias de São José. No mesmo período do ano passado, o percentual foi de 47%. A prefeitura prometeu disponibilizar ainda neste mês o balanço de acidentes e mortes no trânsito no primeiro semestre deste ano.
O Vale
Imagem: G1