Combate contra violência doméstica realizam Protesto

Em celebração ao aniversário de criação da lei Maria da Penha, um grupo de mulheres ligadas a movimentos de combate a violência doméstica realizou ontem um ato em frente ao Fórum de Justiça de São José dos Campos, no Jardim São Dimas, região central da cidade.

Elas exibiram cartazes na avenida José Longo e rua Paulo Setúbal. Entre as reivindicações das manifestantes está a instalação de medidas protetivas no município.  Estas medidas formam um mecanismo previsto pela legislação e que visa dar proteção a mulheres vítimas de violência, principalmente violência doméstica.

“Hoje em São José dos Campos, nem o Judiciário nem a prefeitura oferecem qualquer infraestrutura de proteção a estas mulheres”, disse Marcela de Andrade, integrante do Centro Dandara, que atua no atendimento de mulheres vítimas de violência.

“Exigimos o fim da violência institucional, que é quando o Estado não oferece proteção a essa mulher vítima de violência. A tentativa de homicídio de uma mulher no Fórum há algumas semanas é um exemplo desse tipo de violência. O próprio fórum não oferece segurança para que estas mulheres se encorajem a pedir ajuda”, disse Marcela.  Outra reivindicação do movimento é o funcionamento da Delegacia da Mulher em período integral, 24h por dia.

O Vale