Ranking mais desenvolvidas do Brasil tem 4 cidades da região

Pesquisa realizada pelo sistema Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) revela que quatro municípios da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte Taubaté, Guaratinguetá, São José dos Campos e Jacareí estão entre as 100 cidades do país com maior Índice de Desenvolvimento Municipal.

O melhor colocado no ranking é Taubaté, que ocupa o 21° lugar no país e o 20° no Estado de São Paulo, com índice de 0,90. A seguir aparece Guaratinguetá, que é o 64° colocado no Brasil e 48° no Estado, com índice de 0,87.

São José dos Campos ocupa a 73ª posição no ranking nacional e a 56ª no Estado. Jacareí ocupa o 85° colocado no país e 65° no Estado. Pelos dados, Caraguatatuba é outra cidade que se destaca no ranking estadual. O município ocupa a 90ª posição. Já no ranking nacional, o município aparece em 128° lugar, segundo a pesquisa.

Os dados da edição deste ano da pesquisa do IFDM (Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal) consideram informações referentes ao ano-base de 2010. Os critérios estabelecem quatro categorias: baixo desenvolvimento (de 0 a 0,4), regular (0,4001 a 0,6), moderado (de 0,6001 a 0,8) e alto (0,8001 a 1).

Os parâmetros analisados são emprego e renda, educação e saúde, com base em dados de estatísticas oficiais divulgadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde. O gerente de Estudos Econômicos da Firjan, Guilherme Mercês, avalia que a RMVale é uma das que se destacam no interior paulista.

“O Vale do Paraíba apresenta indicadores altos de desenvolvimento. Na comparação dos três índices que formam o IFDM, os dados relativos aos municípios dessa região são bastante positivos”, afirmou o especialista. Segundo ele, variações podem ocorrer, com queda de posição no ranking, mas a RMVale é “altamente desenvolvida se comparada com outras localidades do país”

O secretário de Desenvolvimento e Inovação de Taubaté, José Anthero Pereira Júnior, afirmou que o bom desempenho da cidade é resultado de um conjunto de fatores. “O município recebeu muitos investimentos nos últimos anos, tanto públicos como privados”, disse.

“A pesquisa comprova que Jacareí tem se mantido em uma curva ascendente. Considerando que os dados são referentes a 2010 e que há grandes investimentos que estão sendo feitos, temos boas perspectivas de que esse índice melhore ainda mais”, afirmou, em nota, o prefeito de Jacareí, Hamilton Ribeiro Mota (PT).

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de São José dos Campos, José de Mello Corrêa, o município merece singular atenção, uma vez que desde o início da série manteve-se em crescimento a cada ano no ranking.

Na contramão, a pesquisa mostra que São José do Barreiro é o penúltimo colocado no Estado, com índice de 0,611. Canas aparece na 643ª posição, com índice de 0,617, Monteiro Lobato no 638° lugar, com índice de 0,648 e Potim, em 635° lugar, com 0,650.

O Vale

Publicado: 05/12/2012