A vigilância proporcionada pelas 169 câmeras de monitoramento no centro da cidade ganhou o reforço de 20 homens da Guarda Civil Municipal, que se integraram aos 90 agentes que já fazem a segurança na região. Trata-se da ‘Operação Natal’, deflagrada pela Secretaria de Defesa do Cidadão com o objetivo de aumentar a segurança de consumidores e lojistas. Eles também contam com fiscais do Departamento de Fiscalização de Posturas, que apreenderão materiais vendidos por ambulantes ilegais.
Outro reforço na segurança do centro de São José veio da Polícia Militar, que aumentou o número de homens patrulhando as ruas a pé, de bicicleta e motocicletas. Uma base móvel também é usada. Segundo o comandante da Guarda Civil Municipal, Jorge de Assis Pinheiro, o reforço tem o objetivo de evitar crimes como furtos e roubos, que aumentam nessa época do ano em razão da corrida dos consumidores pelas compras de Natal.
“Como aumenta demais o número de gente no centro, os bandidos também começam a aparecer em maior número. Estamos lá para garantir a segurança”, disse. Entre as orientações de Pinheiro para os consumidores, estão a de não fazer compras sozinhos, levar bolsas coladas ao corpo, de preferência na parte da frente, e não ostentar objetos de valor. “Aos homens, aconselho usar a carteira no bolso da frente.”
O número de câmeras operadas pelo COI (Centro de Operações Integradas), da Secretaria de Defesa do Cidadão de São José, será ampliado até o final de 2012. Dos 181 novos aparelhos que estão sendo instalados em todas as regiões da cidade, 39 equipamentos serão colocados no centro. Com isso, o total de câmeras em São José saltará para 568.
Segundo a Secretaria, os novos aparelhos estão sendo instalados num sistema digital, totalmente novo, com maior confiabilidade ao sistema. A meta é de que 100% do COI seja digital em janeiro de 2013.
O Vale
Publicado em: 05/12/2012