Pronto Socorro infantil registra alta nos atendimentos

O Pronto Socorro Infantil do Hospital Municipal de São José dos Campos deve fechar o mês com número recorde de atendimentos por conta das doenças respiratórias causadas pelo frio. Balanço do hospital mostra que a procura por pediatras dobrou de 3.500 em janeiro para 7.350 em maio. Neste mês, o atendimento está maior, mas o levantamento não foi fechado.

Os dados da SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), gestora do hospital, acendem um alerta aos pais que devem redobrar a hidratação dos filhos e evitar ambientes fechados e aglomerados, como shoppings.

“A procura por um médico deve ocorrer quando a febre alta, acima de 38ºC, for constante e quando a criança estiver com dificuldades para respirar”, afirmou o diretor técnico do hospital, Carlos Maganha a O VALE. Segundo ele, crianças entre 8 e 10 anos de idade são as mais afetadas pelas doenças de inverno, entre as mais comuns estão resfriados, bronquites e laringites. No setor adulto, o atendimento subiu de 16 mil em janeiro para 17,5 mil em maio.

A demanda afetou a qualidade do atendimento, segundo o Sindicato dos Servidores de São José. De acordo com a entidade, as crianças chegam a esperar cerca de quatro horas para serem atendidas. “Falta medicamento, macas e a estrutura é precária. Os próprios funcionários denunciaram que algumas crianças estão sendo colocadas no corredor para ficar em observação”, disse Zelita Ramos, uma das diretoras do sindicato.

O Hospital Municipal negou que há falta de medicamentos e de estrutura. De acordo com a entidade, auxiliares de enfermagem e médicos extras foram contratados para atender o aumento da demanda. A SPDM informou ainda que estrutura oferecida é suficiente para atender a demanda estendida da época de inverno.

A expectativa do hospital é que a procura por atendimentos comece a diminuir entre o final de julho e início de agosto, quando as temperaturas devem voltar a subir.

Até lá, os moradores deverão conviver com o frio que deve continuar rigoroso na região até amanhã.
A previsão é do Cptec/Inpe (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos) que prevê que a chuva constante continue até domingo na região, quando o sol pode voltar a aparecer entre as nuvens. Hoje, o termômetro deve variar hoje entre 19ªC e 21ºC em São José e entre 19ºC 24ºC no litoral. Na serra, as temperaturas vão oscilar entre 13ºC e15ºC.

O Vale