A Secretaria de Meio Ambiente de São José reforçou o trabalho de preservação de nascentes da cidade, com a definição de uma equipe específica para monitorar as áreas verdes e contratação de empresas para complementar o trabalho em bairros da periferia.
São José tem atualmente 33 nascentes mapeadas na área urbana. A equipe da Secretaria do Meio Ambiente prioriza o trabalho nos parques da cidade e também procura busca a recuperação de áreas degradadas. Nas nascentes, é feito o trabalho de controle de formigas, roçada de área, replantio de árvores e retirada de lixo e entulho.
Nos bairros Jardim Satélite, Bonsucesso, Altos da Vila Paiva e Jardim Califórnia, a alternativa encontrada pela prefeitura foi transferir a manutenção das nascentes para a iniciativa privada. As empresas Parna Verde e Sol Urbanizadora foram contratadas este ano para cuidar de seis das 33 nascentes da cidade. Os contratos têm duração de 12 meses e estão avaliados em cerca de R$ 75,2 mil.
Segundo André Miragaia, secretário de Meio Ambiente, o reforço na fiscalização da nascentes também deve produzir efeitos positivos para a bacia tributária do rio Paraíba. “Com a contratação as nascentes recebem a manutenção, o que aumenta a quantidade de água e melhora a sua qualidade”, disse.
O Vale