A ponte Mitsuhiko Yoshinaga, que liga bairros da zona sul de São José, como Bosque dos Eucaliptos ao Jardim Terras do Sul e Jardim Oriente, ameaça ruir. A ponte fica no cruzamento da avenida Salinas com a rua Shigemasa Ota.
O assoreamento da encosta do córrego Senhorinha tem deixado exposta uma das bases de sustentação da ponte. O pintor Paulo Nascimento, 32 anos, morador do Bosque dos Ipês, passa pela ponte todos os dias e teme que ela possa cair a qualquer momento.
“A ponte é bastante movimentada e muitas pessoas tem medo que ela caia um dia, com uma chuva forte”, afirmou. Segundo a aposentada Maria Fernandes Sijiani, 59 anos, moradora do Jardim Oriente, uma boca de lobo foi obstruída para impedir que a água da chuva fosse para o córrego, o que piorou a situação no local.
“Quando chove, a ponte alaga e não dá para passar a pé. Vários moradores reclamam, mas a prefeitura não resolve”, disse dona Maria, que também teme passar pelo local quando o tempo está chuvoso. A dona de casa Teresinha Fátima Lourenço disse que passa na ponte à noite e também tem medo da ponte cair.
A Secretaria de Obras da Prefeitura de São José informou, por meio de nota, que está acompanhando o caso da ponte Mitsuhiko Yoshinaga. Com o início da erosão da encosta, técnicos estiveram no local e a SSM (Secretaria de Serviços Municipais) aterrou o lugar, deixando as casas do entorno fora de perigo.
Segundo a secretaria, foi contratado um serviço de sondagem de todo o terreno, com a qual foi desenvolvido um projeto de contenção e estabilização da margem do córrego. A pasta está concluindo uma planilha orçamentária para avaliar uma data para o início das obras.
O Vale