Policiais Federais da cidade também aderirão a Greve

Os escrivães, técnicos peritos e agentes da Polícia Federal em São José dos Campos, Cruzeiro e São Sebastião, que aderiram ontem à greve nacional da categoria, iniciam hoje uma operação tartaruga no atendimento.  A emissão de passaportes está entre os principais serviços afetados. É esperado uma redução de 40% no número de emissões.

Somente os casos agendados serão atendidos e ainda assim passarão por uma triagem que verificará a urgência de cada solicitação.  Novos agendamentos ficam cancelados a partir de hoje. “Se alguém precisar viajar por conta de um problema familiar ou se já comprou passagem e percebeu que está com passaporte vencido, obviamente ele será feito. As pessoas precisam entender que estamos negociando há dois anos.”, disse Marcos Wink, presidente da Fenapef (Federação Nacional dos Policiais Federais).

Em São José está previsto um ato simbólico as 10h na delegacia da cidade, com os policiais fazendo a entrega das armas e distintivos na unidade.  De acordo com o sindicato, apenas 30% do efetivo continuará trabalhando, nos serviços considerados essenciais. A entidade informou ainda que a adesão ao movimento chegou a 100% em todo o Estado.

A estimativa é que houve uma queda de 30% na emissão de passaportes. Atualmente cerca de 2.000 documentos são emitidos diariamente nas delegacias da Polícia Federal. Outro serviço que terá a demanda reduzida será o atendimento de imigrantes. Já as fiscalizações, escoltas, entrega de intimações, controle de armas, vistorias e investigações ficarão suspensas.

No Vale do Paraíba, Cruzeiro e São Sebastião também aderiram à greve, que não tem prazo para terminar. “Estamos fazendo o máximo para amenizar o impacto à população, mas é inevitável que ocorram atrasos, por isso pedidos paciência”, disse Alexandre Santana Sally, presidente do sindicato da categoria em São Paulo.

O movimento reivindica reposição da inflação e reestru-turação das carreiras dos agentes, escrivães e papiloscopistas. O salário inicial desses três cargos é R$ 7.500. O Ministério do planejamento informou que vai realizar reuniões na próxima semana com todas as categorias do serviço federal em greve, para tentar chegar a um acordo.

O Vale