Cerca de 1.670 presos de quatro unidades prisionais da região começam a ser liberados a partir de hoje para a saída temporária do Dia dos Pais. O número corresponde ao total de pedidos encaminhados pelas unidades às Varas de Execuções da Justiça na região, responsáveis pela autorização do benefício.
Somente no Pemano (Presídio Edgard Magalhães Noronha), em Tremembé, serão aproximadamente 1.450 presidiários. A liberação começa hoje às 8h, com presos do pavilhão semiaberto da P2 de Tremembé. Amanhã, no mesmo horário, será a vez dos internos do Pemano, da penitenciária feminina 2, também de Tremembé, e do Centro de Ressocia-lização Feminino de São José. O retorno deve acontecer até às 18h da próxima terça-feira.
Se o detento não retornar em 48 horas, passa ser considerado foragido da justiça. Em função da saída temporária, a Polícia Militar de Taubaté vai reforçar o patrulhamento da cidade durante o período. Além do centro comercial e bancário, o terminal rodoviário receberá atenção especial.
“Além de inibir ações criminosas, nossa preocupação será verificar se os detentos em liberdade se direcionaram para suas cidades de origem, como determina a justiça”, explicou Tenente Geraldo Neto.
O Vale