Novo projeto causa menos impacto ambiental na Tamoios

A Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A), responsável pela duplicação da Rodovia dos Tamoios, finalizou o estudo de aprimoramento de impacto para a construção dos contornos norte e sul, entre São Sebastião e Caraguatatuba. Com o projeto do novo traçado do contorno encaminhado à Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), agora a Dersa aguarda a liberação da licença de instalação das obras. As obras são estimadas em R$ 1, 940 bilhão. O novo estudo foi apresentado ontem pelo presidente da Dersa, Laurence Casagrande Lourenço, com exclusividade a O VALE.

Segundo ele, o novo traçado causará menos impacto ao meio ambiente e diminuirá o número de imóveis que deverão ser desapropriados e famílias que precisarão ser reassentadas. “O que estamos fazendo hoje é dando uma resposta à população, pois havia uma preocupação em relação à desapropriação. O novo traçado diminui as desapropriações e causa menos impacto à Serra do Mar”, disse. Com as mudanças no traçado, o contorno total da Tamoios foi reduzido de 36,950 km para 34,500 km. A área que deverá ser desmatada também foi reduzida em 33%, segundo Lourenço.

“Reduzimos a expectativa de desmatamento de 52 hectares para 35 de mata nativa, uma redução significativa no que diz respeito a impacto ambiental. Para isso, aumentamos em 900 metros a extensão de túneis”, disse. Ao todo serão seis túneis em uma extensão de 6,450 km nos trechos entre São Sebastião e Caraguá. Com isso 263 imóveis serão reassentados (será avaliado o valor da construção para indenização) e 132 desapropriados. “Os túneis são os elementos da engenharia que menos causam impactos ambientais”, disse. A partir de hoje moradores de São Sebastião receberão um guia de desapropriação e reassentamento.