Para deixar a população em alerta contra o risco de roubos e furtos durante o período de compras de final de ano, a Polícia Militar começou a distribuir esta semana no centro comercial de São José dos Campos a cartilha “Natal Seguro”.
O material apresenta uma série de dicas de segurança para os consumidores, com foco na prevenção. Ao todo, são 3.000 folders com 22 orientações, que vão desde cuidados básicos como não deixar bolsas e carteiras abertas, a dicas mais específicas como não usar joias ou objetos de valor que chamem a atenção.
“Existem dois tipos de situação que atraem os marginais. Ou é a vítima desatenta, que facilita o crime, ou é a possibilidade de ganho alto com um objeto de valor, seja um celular de última geração a mostra ou um colar no pescoço”, afirmou o tenente Alan Kalczuk, responsável pelo policiamento na região central.
A distribuição segue até a próxima semana, compreendendo o período inicial da temporada de compras. “Nossa intenção é deixar a pessoa prevenida, para que quando chegar os dias de maior movimento ela já esteja atenta e reduza as chances de ser vítima de algum assalto ou furto”, afirmou.
No ano passado, o número de furtos registrados na região central cresceu 59,2% entre novembro e dezembro, passando 81 para 129 casos no período. Simone de Oliveira, de 38 anos foi uma dessas vítimas. A dona de casa já foi furtada três vezes durante compras no comércio da cidade. “Da última vez, foi o tempo de colocar a bolsa no chão para pagar a conta e quando olhei tinham levado minhas compras.”
Hoje Simone diz que fica o tempo todo em alerta para não ser vítima novamente. “Não faço mais compras sozinha e fico esperta, principalmente, dentro das lojas. Tem muitas crianças e até gente de idade que aproveitam a aglomeração para tentar te roubar”, disse.
Além das orientações da cartilha, desde segunda-feira a PM também reforçou o policiamento na região central. Além de escalas diferenciadas, outras modalidades de policiamento foram direcionadas para as ruas do comércio, como base móvel, bicicletas e motocicletas.
O reforço vai acompanhar também as alterações nos horários de funcionamento das lojas, que a partir de segunda-feira passam a ficar abertas uma hora mais tarde e até o Natal devem funcionar até as 22h. “Além do centro, também daremos atenção especial aos pontos de acesso, como ruas adjacentes e pontos de ônibus”, disse Kalczuk.
O Vale
Publicado em: 30/11/2012