Meta atingida na vacinação contra pólio

A Prefeitura de São José dos Campos atingiu na quinta-feira (30) a meta na primeira etapa da campanha de vacinação contra a paralisia infantil. Foram imunizadas 42.452 crianças com menos de 5 anos de idade, incluindo os recém-nascidos, o que representa uma cobertura total de 97,18% do público-alvo. A meta estipulada pela Iniciativa Global para a Erradicação da Poliomielite é 95% em cada uma das fases. A segunda será em 13 de agosto.

No caso da vacinação contra sarampo, caxumba e rubéola, a campanha permanece disponível em todas as 40 unidades básicas de saúde do município. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Até o momento, já foram imunizadas 41.335 pessoas com idade de 1 a 7 anos. Isso corresponde a uma cobertura parcial de 80,27%. A meta é vacinar aproximadamente 50 mil crianças. Para receber a vacina, os pais ou responsáveis devem, preferencialmente, apresentar a carteira de vacinação da criança.

A poliomielite é uma infecção viral aguda causada por um dos três poliovírus existentes. A infecção se transmite através do contato com um portador da pólio ou com fezes humanas. Crianças na primeira idade são mais susceptíveis à doença e também os principais agentes de transmissão. Mas os adultos também podem contrair a pólio.

O vírus penetra através da boca e percorre o corpo pelo sistema sanguíneo. Se ele invadir o sistema nervoso central, ataca os neurônios motores e pode causar lesões que resultam em paralisia (poliomielite paralítica). Os braços e as pernas são mais frequentemente afetados.