Cerca de 2.000 empre]gos formais serão criados no segundo semestre no setor da construção civil em São José dos Campos.A estimativa é da Aconvap (Associação das Construtoras do Vale do Paraíba) que projeta um boom de vagas de trabalho a partir de agosto com a liberação de 181 novos empreendimentos na cidade.
Esses 181 empreendimentos fazem parte de um lote de projetos que tiveram seu processo de aprovação atrasado pela mudança da lei de zoneamento em São José, em agosto do ano passado.Oportunidade. Com o crescimento da demanda por profissionais capacitados, a Aconvap inicia um processo de qualificação.
As oportunidades são para especializações em hidráulica, eletricidade e serviços gerais como pedreiro.
Entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano, a aprovação de empreendimentos pela prefeitura registrou uma queda de 40,6% em relação ao mesmo período de 2010.A queda refletiu nos dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), que em maio relevou a perda de 226 empregos no setor em relação a abril.
De acordo com dados da Aconvap, cerca de 110 empreendimentos estão em fase de construção em São José. São 12 mil unidades que empregam cerca de 22 mil trabalhadores formais.
Mercado. Após último balanço no Caged, a Secretaria de Relações do Trabalho de São José afirmou ter constatado que muitas pessoas estariam migrando de setores com serviço e comércio para o da construção civil, algo percebido pelo presidente da Aconvap.
Nas outras cidades do Vale do Paraíba, a produção do setor da construção civil está a todo vapor.De acordo como presidente da Acist (Associação das Construtoras, Imobiliárias e Serviços Correlatos de Taubaté), Hodges Danelli, são cerca de 80 empreendimentos em fase de construção na cidade.Boom de empregos na construção civil do Vale do Paraíba
São José
Aconvap estima que 2.000 empregos sejam criados no segundo semestre em São José. Demanda é para os empreendimentos que tiveram liberação atrasada pela mudança na lei de zoneamento
Qualificação
Com a crescente demanda por mão de obra qualificada, Aconvap firmou parceria com o Senai para a especialização de novos trabalhadores. Salário no setor varia entre R$ 930 e R$ 2.000 dependendo da qualificação