Falta de viaturas, deficiência no efetivo e alteração no repasse de verbas são alguns dos problemas que o Corpo de Bombeiros enfrenta em São José dos Campos. Segundo os bombeiros, a falta de estrutura pode comprometer o atendimento à população e põe em xeque a agilidade necessária aos atendimentos.
O principal problema seria a demora na manutenção dos carros – apenas um dos quatro veículos de combate à incêndio está em operação na cidade; duas viaturas de resgate estão quebradas e tiveram que ser substituídas por ambulâncias.Uma outra viatura está parada aguardando para ser montada. Segundo o bombeiro, que pediu para não ser identificado, o atraso na manutenção dos carros começou depois que a prefeitura mudou a forma de repassar as verbas.
“Infelizmente a cidade de São José possui somente um caminhão para combate a incêndio, que fica no quartel na base sul na cidade. São quatro quartéis na cidade, o correto seria quatro caminhões. Se der uma ocorrência na zona sul e outra na zona leste, simultâneamente, uma vai ser prejudicada, porque até vir apoio de outra cidade isso vai levar um certo tempo”, disse.
O funcionário acusa que houve corte na verba. “A prefeitura repassa um valor para o Corpo de Bombeiro da cidade, para manutenção da viatura. Com esse corte, a manutenção das viaturas está sendo prejudicada. Por exemplo, se uma viatura quebrar, ela vai ficar encostada até a prefeitura autorizar o conserto”, explicou. A prefeitura nega o corte.
Com viaturas paradas, o tempo de atendimento ideal às ocorrências, de no máximo 10 minutos, estaria sendo comprometido. “Se não tiver nenhuma ocorrência e entrar uma ocorrência, essa vai ser atendida rapidamente, mas quando se acumulam dois pedidos ao mesmo tempo aí você tem um tempo a mais de resposta. Precisa atender uma para depois atender outra e isso faz essa demanda demorar mais para ser atendida”, disse o comandante Ernesto Rizetto.
A responsabilidade pelo serviço dos bombeiros é compartilhada entre prefeitura e estado. A administração municipal custeia gastos como água, luz e manutenção dos carros. O estado mantém os funcionários e equipa as unidades.
Efetivo
A corporação em São José conta com 100 funcionários para atendimentos emergenciais e 30 na área administrativa distribuídos em quatro quartéis. O número é considerado insuficiente para quem faz parte da equipe, que atende de 10 a 12 ocorrências em média diariamente por quartel.
“A gente se desdobra para que a população não sofra com isso, porque a população não tem culpa da situação dos bombeiros, que os governos municipal e estadual deixaram chegar”, disse o bombeiro. O comando informou que conta com uma rede integrada emergencial, formada por empresas da região, para caso de incidentes que exijam um aparato maior do que o disponível.
Outro lado
A prefeitura nega que tenha diminuído o repasse aos bombeiros, mas admite que mudou a forma como o repasse é feito à corporação. A justificativa da prefeitura é que o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo apontou irregularidades na forma como a transferência do valor era feita. O secretário de Defesa do Cidadão, José Luiz Nunes disse que o setor jurídico da prefeitura analisa o repasse para verificar se ele poderá voltar a ser feito como antes.
Sobre o carro que precisa ser montado, o comandante Ernesto Rizzeto informou que o prefeito Carlinhos Almeida (PT) teria se comprometido a providênciar a montagem. Não há prazo. Se houver demora, o caminhão poderá ser encaminhado para outra cidade que tenha os cerca de R$ 280 exigidos na ação. A respeito do efetivo, o comando diz que é suficiente para atender a cidade. O Tribunal de Contas do Estado foi procurado e informou que não encontrou nenhuma irregularidade na forma que as verbas de manutenção foram repassadas aos bombeiros pela administração anterior.
G1( Vnews)
Publicado em: 18/04/2013