Escolas da cidade tem mal desempenho segundo Ideb

Metade das escolas públicas de São José dos Campos e Taubaté não atingiu a meta no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que é o principal indicador público do ensino fundamental no país.
Dos 128 colégios municipais e estaduais das duas cidades, 62 tiveram nota aquém da esperada. Em Taubaté, outras 15 unidades não foram avaliadas.

Divulgado anteontem pelo MEC (Ministério da Educação), o levantamento revelou que 3 escolas de São José estão entre as 10 melhores do Estado: a estadual José Mariotto e as municipais Waldemar Ramos e Mercedes Klein quarta, nona e décima, respectivamente.

Das 39 cidades da RMVale, 26 alcançaram o objetivo traçado pelo governo federal. Os dados são referentes a 2011. Elaborado desde 2005 e publicado a cada dois anos, o Ideb une o fluxo escolar e o desempenho na Prova Brasil, feita por alunos de escolas públicas.

Com bonsresultados individuais, as 87 escolas joseenses somadas não obtiveram a meta de nota 5 indicada no ranking, mas chegaram perto, com 4,9. Os índices vão de 0 a 10. O colégio Estadual Sônia Pereira, no Parque Interlagos, foi o sexto pior do Vale do Paraíba.

“A educação pública de São Paulo está entre as melhores do país e é sempre mais difícil alcançar todas as metas”, disse o secretário de Educação de São José, Alberto ‘Mano’ Marques, por meio de nota. Já Taubaté vive um paradoxo. Enquanto comemora a pontuação de 4,7 (acima da meta de 4), a cidade teve 20 colégios municipais entre os 23 da cidade abaixo do indicador.

“A situação é enfrentada por um número muito grande de estabelecimentos de ensino do país e da região, que em 2009 já apresentavam índices de avaliação mais elevados”, afirmou a Secretaria de Educação, por meio de nota. Para o diretor estadual da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) Gilmar Ribeiro, o problema da rede estadual paulista está no sistema de progressão continuada, em que o aluno avança com apenas uma avaliação entre o 5º e 6º anos.

“Os ciclos de avaliação têm que ser pelo menos de dois em dois anos. O nível de conhecimento de 80% dos alunos que terminam hoje o colegial é de um estudante de 6ª série.”

O Vale