Ensino do Estado é avaliado pelo Saresp

Mais de 150 mil alunos da região farão hoje e amanhã as provas do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), aplicadas pela Secretaria de Estado da Educação com o objetivo de medir a qualidade do ensino.

Realizado pela pasta desde 1996, o exame fornece informações sobre a situação da escolaridade na rede pública, dados que servem de base para orientar as políticas voltadas à melhoria da qualidade educacional. No Vale, 151.243 alunos devem fazer os exames marcados para hoje e amanhã, nos três períodos de aula (manhã, tarde e noite). As provas serão aplicadas no horário letivo, nas próprias escolas dos alunos.

A prova é voltada a estudantes dos 3º, 5º, 7º e 9º anos do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio. Também podem fazer o exame alunos de escolas municipais, particulares e unidades de ensino técnico do Centro Paula Souza e da rede Sesi.

De acordo com a Secretaria de Estado da Educação, o objetivo é aferir o domínio das competências e habilidades básicas em língua portuguesa, matemática, história e geografia, além de uma redação para uma parcela dos alunos.
O tema da redação para o 5º ano será uma carta de leitor. Para o 7º ano, será uma narrativa de aventura e, para o 9º ano e a 3ª série, um artigo de opinião.

Ao todo, serão avaliados 1,65 milhão de alunos da rede estadual, além de outros 600 mil de 3.328 escolas municipais, 50 mil de 224 instituições de ensino particulares e 16 mil de 139 unidades do Centro Paula Souza. “É uma boa amostragem da qualidade do ensino em sala de aula”, disse a professora Neide Mateus Miranda, 52 anos, de São José.

Neste ano, a Secretaria vai premiar com cerca de 12 mil notebooks os alunos da 3ª série do ensino médio da rede estadual que obtiverem o melhor desempenho no Saresp. Serão contemplados alunos do período diurno (manhã e tarde) e os do noturno de uma mesma unidade de ensino.

O Vale