Empresa que sede internet gratuita fica sem pagamento

A Prefeitura de São José dos Campos suspendeu o pagamento à empresa responsável pelo programa de internet gratuita, lançado em janeiro, por conta da falta de sinal em alguns bairros que integram o sistema. Desde o mês de maio, a NipCable do Brasil não recebe o valor mensal de R$ 37.950, referente às 36 parcelas de um contrato de R$ 1,3 milhão, por três anos.

De acordo com a assessoria da Secretaria de Administração, o pagamento foi interrompido até que a empresa regularize o sinal nas chamadas “áreas de sombra”. De acordo com o contrato, a NipCable deveria levar o sinal de internet à 127 bairros periféricos de São José até o mês de maio.

Mas segundo revelou O VALE no dia 14 de setembro, moradores de pelo menos sete bairros reclamaram de ausência de sinal que é via rádio. Na época, a prefeitura informou que apenas 80% das casas recebiam a web porque o terreno da cidade é acidentado. Com meta de 20 mil usuários até o final do ano, somente 5.724 moradores estão inscritos no programa (28,62%).

Em nota, a Secretaria de Administração informou que as áreas de sombra já estão regularizadas e que a retomada do pagamento à empresa está sendo providenciada. O diretor técnico da NipCable, Roberto Pinheiro, disse que aumentou as torres de retransmissão, de 21 para 25. “Nós concordamos com o corte no pagamento, mas os problemas já foram concluídos e já encaminhamos o relatório para a prefeitura”, afirmou.

O Vale