Depois do Treinamento, Rota sai as ruas da cidade

Entra em operação hoje na Região Metropolitana do Vale do Paraíba a mais nova unidade de elite da Polícia Militar, batizada de ‘Força Tática Regional’. A ‘Rota do Vale’ terá 40 homens e 10 viaturas subordinados diretamente ao CPI-1 (Comando de Policiamento do Interior), cuja sede fica em São José, que atuarão em operações especiais. A PM não divulgou as cidades que receberão o reforço a partir de hoje.

O VALE apurou que as maiores cidades da região São José, Jacareí e Taubaté estão entre as prioridades da nova unidade. Trata-se de uma tentativa da Secretaria de Estado da Segurança Pública para diminuir os índices de violência no Vale, considerada a região mais violenta do interior do Estado. O reforço ocorre dois meses após a realização da campanha ‘O Vale pela Paz’, realizada pelos jornais O VALE e BOM DIA.

Foram 235 mortes por homicídio e latrocínio (roubo seguido de morte) no primeiro semestre deste ano aumento de 10% em relação às 214 mortes no mesmo período de 2011. Antes de atuar nas ruas, os policiais da Força Tática Regional foram treinados por instrutores da Rota (Rondas Ostensivas Tobias Aguiar), unidade da PM exclusiva da capital e com atuação em casos violentos.

Segundo o tenente-coronel Custódio Alves Barreto, comandante-interino do CPI-1, a Força Tática Regional é a primeira unidade operacional ligada diretamente ao comando da PM na região, o que daria a ela o benefício de poder atuar sem limites geográficos.

“As forças táticas nos batalhões trabalham com uma delimitação de área, o que não teremos nesta unidade do comando. Eles poderão atuar em qualquer cidade, a qualquer hora e em qualquer condição.” Segundo Barreto, a Força Tática Regional obedecerá a planejamento do CPI-1, que levará em conta demandas das cidades, operações programas e informações captadas pelo setor de inteligência da PM. “Será uma unidade de uso em operações especiais planejadas pelo comando.”

O Vale