Cidade é mapeada por Sistema de Defesa Civil

A Defesa Civil de São José dos Campos trabalha no monitoramento e controle para evitar inundações e deslizamentos na cidade no período de chuvas fortes. O sistema, que funciona 24 horas por dia, permite a determinação planos de ação em 50 áreas consideradas de risco.

As equipes trabalham em uma sala dentro do Centro de Operações Integradas (COI). A imagem, em tempo real, é de um radar meteorológico, que traz informações sobre os índices de chuva em todas as regiões de São José dos Campos.

O sistema é uma parceria da prefeitura com uma empresa privada que disponibiliza esses dados à Defesa Civil. “Esse sistema nos dá uma tranquilidade maior no momento da chuva para a gente saber em quais pontos da cidade nós vamos ter uma ação imediata, caso necessário”, explicou o coordenador da Defesa Civil, José Benedito da Silva.

Um dos bairros mapeados é Chácaras Oliveiras, na zona norte. Toda a região é considerada de altíssimo risco e uma chuva forte pode provocar um grande desmoronamento. A conclusão é da própria Defesa Civil.

São vários indícios de perigo, como, por exemplo, a forma da construção das casas. Umas em cima das outras. O encanamento exposto e os cortes nos barrancos são sinais de alerta. “O risco fica para todas as moradias. Tanto as que estão na parte baixa da encosta como as que estão na crista do morro. O ideal é que essas áreas não sejam ocupadas, principalmente pelo risco do escorregamento, que é hoje a ocorrência praticamente fatal”, afirmou Dito.

Seis famílias já foram retiradas do bairro e outras 15 ainda moram na área. A prefeitura informou que as outras famílias que ainda estão no Chácaras Oliveiras já foram notificadas e que serão incluídas em programas habitacionais do município. Mas não há um prazo para elas deixarem a área.

G1(Vnews)

Publicado em: 24/10/2012