As inscrições para o vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o 1º semestre de 2013 vão até esta quinta-feira (25) às 15h. No Vale do Paraíba, as unidades em 11 cidades ofecerem 4.562 vagas em mais de 30 cursos. Outras 880 vagas estão distribuídas em classes descentralizadas – que funcionam sob a supervisão de uma Etec.
As oportunidades são para os interessados em cursar os ensinos médio, técnico e técnico integrado ao médio. As provas serão aplicadas no próximo dia 2 de dezembro. Para concorrer a uma das vagas do vestibulinho para o ensino médio e técnico integrado ao médio, o candidato deve ter concluído o ensino fundamental nas modalidades regular, educação de jovens e adultos (EJA) ou ter feito o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).
Os que pretendem fazer o ensino técnico precisam ter concluído ou estar cursando a partir do 2º ano do Ensino Médio. O candidato que concluiu ou está cursando o ensino de EJA ou o Encceja deve ter o certificado de conclusão do Ensino Médio.
A inscrição para o processo seletivo deve ser feita exclusivamente pela internet, pelo site www.vestibulinhoetec.com.br . Para se inscrever é necessário preencher a ficha de inscrição e o questionário socioeconômico, imprimir o boleto e pagar a taxa no valor de R$ 25 (em dinheiro), em qualquer agência bancária.
Localização e oferta
Os municípios que contam com unidades da Etec são Caçapava, Cachoeira Paulista, Caraguatatuba, Cruzeiro, Garatinguetá, Jacareí, Lorena, Pindamonhangaba, São José dos Campos, São Sebastião e Taubaté. Entre os cursos técnicos oferecidos estão administração, informática, logísitica, mecânica, contabilidade, cozinha, meio ambiente, segurança do trabalho, nutrição e dietética, marketing, turismo receptivo, secretariado e eventos.
A maioria das vagas são oferecidas pelas Etecs de Guaratinguetá e Cruzeiro – com 520 oportunidades em cada e na unidade de Pindamonhangaba, com 560 vagas.
Descentralizada
O processo seletivo também é oferecido em duas classes descentralizadas (unidades que funcionam com um ou mais cursos em parceria com prefeituras sob a administração de uma Etec), nos municípios de Cunha e Ubatuba – totalizando 280 vagas Nas escolas estaduais, a região oferece outras 320 vagas. Por meio do Programa Rede, parceria com a Secretaria de Educação do Estado, o Centro Paula Souza estende o Ensino Técnico Integrado ao Médio nas escolas estaduais são mais 280 oportunidades.
G1 (Vnews)
Publicado em: 24/10/2012