Ano começa com mais de mil vagas de empregos

O Vale do Paraíba vai começar o ano com 983 oportunidades de emprego para serem preenchidas. São vagas disponibilizadas pelo programa Emprega São Paulo, que agora é vinculado ao portal Mais Emprego, do Ministério do Trabalho.

A maioria das vagas é referente aos setores de serviços e de comércio, que demandam reforço com a chegada do período de férias. O Litoral Norte lidera o ranking do emprego, com 413 vagas. O destaque é Caraguatatuba, que busca preencher 291 postos.

Os profissionais mais requisitados são auxiliar de serviços de alimentação e arrumador de quarto. O proprietário do restaurante Orla, de Caraguatatuba, Bruno Dantas, 29 anos, disse que a rotatividade nos postos de trabalho durante a temporada é grande.

“Muita gente não aguenta o trabalho até o fim. A maioria dos lugares já reforçou o quadro de funcionários, mas sempre há necessidade de novas vagas”, disse ele. São José dos Campos possui 252 vagas a serem preenchidas em diversas áreas. Já Taubaté tem 48 postos e Jacareí, 67.

Quem foi procurar emprego nas agências de recursos humanos da cidade ontem se animou com as novas oportunidades. Os estudantes Felipe Souza e Amanda Ribeiro, ambos de 20 anos, de São José, estão à procura de emprego, mas reclamam do excesso de exigências dos patrões.

“O que mais dificulta é a necessidade de experiência. Como é que vou ter essa qualificação se não me dão uma chance?”, questionou Amanda, desempregada desde outubro, quando saiu do setor administrativo de uma imobiliária.

Já o último trabalho de Felipe foi em abril, em uma padaria. Apesar de ter cursos de especialização na área de engenharia elétrica, não consegue uma oportunidade no ramo. “Tenho que conseguir alguma coisa até o final de janeiro para continuar a pagar a faculdade”, disse o estudante de engenharia civil.

O processo para o preenchimento de algumas vagas já foi iniciado. Para cadastrar o currículo nos programas de recolocação profissional, os interessados devem entrar no site do Mais Emprego (veja quadro) ou procurar uma unidade do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador).

O Vale