Ambulantes da cidade tem apoio para deixar o Camelódromo

A ACI (Associação Comercial e Industrial) de São José dos Campos decidiu apoiar as reivindicações dos ambulantes do camelódromo da praça João Mendes (Praça do Sapo), no centro. Após se reunir ontem com uma comissão de ambulantes do local, o presidente da ACI, Felipe Cury, informou que vai preparar um relatório com as queixas e pedidos do grupo e encaminhar para a prefeitura.

“Realmente, os ambulantes têm razão com relação a vários aspectos do Centro de Compra Popular da praça do Sapo”, afirmou Cury. “O local precisa de melhorias. Vamos levar o pleito dos camelôs à prefeitura e marcar uma reunião com a secretária Marina para tratar do assunto”, afirmou o presidente da ACI. O projeto dos camelódro-mos é gerenciado pela secretária de Defesa do Cidadão de São José, Marina de Fátima de Oliveira.

Falta de visibilidade, acessibilidade e banheiros, iluminação insuficiente foram algumas queixas apresentadas pela comissão sobre o camelódromo da praça João Mendes. Outra queixa é que, desde o início da revitalização da praça, a única pia que serve os ambulantes que trabalham com alimentação, está sendo compartilhada pelos operários da obra.

“Se continuar do jeito que está, será o fim, pois não dá mais para trabalhar porque o local não é atrativo”, disse Celso Lemes, um dos permissionários do camelódromo. Os informais querem se mudar do Centro de Compras Popular criado pela prefeitura e sugeriram instalar os pontos comerciais em um dos lados da praça, onde há um estacionamento de veículos fechado, para terem mais visibilidade para o público.

“O espaço da prefeitura é inviável e não permite muitas mudanças. Não deu certo”, afirmou Joelson Vieira, que trabalha no camelódromo.  A secretária Marina de Fatima de Oliveira, informo, por meio de sua assessoria, que aguarda o documento com as reivindicações dos ambulantes do Centro de Comércio Popular Jardim do Sapo, para que os pedidos possam ser avaliados.

Os ambulantes foram transferidos para o novo espaço em maio deste ano. No total, o camelódromo possui 43 boxes. Além desse, a prefeitura transformou a Rodoviária Velha em camelódromo onde estão agrupados 90 informais.

O Vale