Alvo de Processos na cidade são Planos de Saúde

Enquanto as famílias estavam reunidas confraternizando a chegada de mais um Natal, a advogada de São José Odete Pinto Ferreira, 53 anos, passou o último dia 24 de dezembro dentro do Fórum, aguardando uma decisão judicial.

O sacrifício tinha como objetivo garantir que o pai, que tinha 75 anos, conseguisse fazer um procedimento médico no coração que estava sendo negado pelo convênio, que foi pago pontualmente por mais de 20 anos. O problema enfrentado por Odete, que perdeu o pai horas depois da cirurgia, não é um caso isolado.

Segundo advogados cíveis de São José consultados, tem aumentado o número de usuários de convênios médicos que recorrem à Justiça para garantir atendimentos de direito. Como não há um órgão que centralize a demanda, O VALE não conseguiu ter acesso ontem ao número total de ações na cidade.

Entre os pedidos mais comuns feitos à Justiça estão realização de exames de alta complexidade e equipamentos cirúrgicos exigidos pelos médicos especialistas. “O convênio está ficando igual à rede pública. A gente paga uma vida inteira para ficar na mão na hora que mais precisa”, afirmou Odete.

“Os convênios usam uma linguagem no contrato diferente da praticada pelos médicos. É subterfúgio para se esquivar do cumprimento do contrato”, disse o advogado Henrique de Martini Barbosa, que trabalha atualmente em dez ações contra convênios.

A publicitária Ana Paula Rodrigues de Oliveira, 37 anos, também procurou um advogado para que o pai pudesse tirar um tumor no pâncreas. “Meu pai esperou o convênio autorizar a cirurgia por 30 dias. Quando autorizaram, negaram o material cirúrgico.”

Outro lado. A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) informou que o problema ocorre porque pacientes de planos antigos têm direitos diferentes dos de usuários dos novos planos. De acordo com a agência, existe um programa de adaptação do contrato para evitar a ida à Justiça. O Procon de São José foi procurado ontem, mas informou que não havia tempo hábil para fazer levantamento sobre as reclamações.

O Vale