A disputa pelo Paço em São José em pleno período que antecede o 245º aniversário da cidade ajuda a trazer à tona a relação de cada candidato com o município. A convite de O VALE, os sete candidatos a prefeito responderam uma breve entrevista na qual cada um relacionou a cidade a um ponto específico, descrevendo como liga a cidade a diferentes temas.
Os candidatos responderam como resumir São José em: um lugar, uma música, uma paisagem, uma qualidade marcante, um desafio, uma alegria, uma tristeza e também uma palavra. Ao responder sobre como resumir São José em um lugar, o candidato Alexandre Blanco (PSDB) citou quatro. O DCTA, Parque Tecnológico, o Parque da Cidade e o Banhado integraram a lista dele.
“São José tem essa dicotomia entre o tecnológico e o rural. O Banhado traduz exatamente essa ligação de São José como falei: você olha para a esquerda e vê a potência econômica. À direita, tem a São José rural, com o Rio Paraíba ao fundo”, disse.
O candidato petista ao Paço, Carlinhos Almeida (PT), também elegeu o Banhado como referência de lugar. “A vista do Banhado sempre mostra o que temos preservado e também a cidade com seu crescimento e pujança”. O candidato Fabrício Correia (PSDC) elegeu o Parque da Cidade, pelo encontro entre as histórias da cidade e a sua pessoal.
“Tenho uma relação afetiva com o local porque foi lá que conheci minha esposa, mãe dos meus sete filhos”, afirmou o candidato. No quesito música, muitos candidatos titubearam ao eleger uma canção ou referência musical que identifique São José.
Depois de pedir alguns minutos para pensar, o candidato Ernesto Gradella (PSTU) elegeu o grupo Trem da Viração como o que melhor representa a cidade. Gilberto Silvério (PSOL) escolheu os versos “Quero nossa cidade sempre ensolarada/ Os meninos e o povo no poder, eu quero ver/ São José da Costa Rica, coração civil” eternizados por Milton Nascimento na canção “Coração Civil”, de 81.
Fabrício Correia elegeu “Grandes Coisas”, canção do cantor gospel Fernandinho como ícone. O “Hino do Bicentenário de São José” foi citado por Blanco e por Antônio Alwan (PSB). Já “Minha Cidade”, de Sérgio Weiss foi citada por Carlinhos Almeida e Cristiano. O urbanista Flávio Mourão explica que é comum que o Banhado e o Parque da Cidade sejam citados como ícones, mas salientou que é um bom momento para se falar de preservação da memória.
“A cidade precisa consolidar suas memórias e desenhos para não depender só de cosias naturais”, disse. Ele ainda ressaltou que há outros pontos importantes na cidade, como o prédio da faculdade de direito da Univap. “Aquelas grades, por exemplo, são irregulares, porque ali é uma praça”.
Para o músico e produtor musical Fábio Alba, da gravadora Oversonic Music, o fato de quatro dos candidatos terem citado músicas ligadas à cidade com no mínimo quatro décadas, não implica que São José não tenha referências novas. “Só acho que o estereótipo mudou. A ‘velha guarda’ da cultura joseense insiste em colocar a música da cidade como se ela ainda fosse representada por moda de viola ou folclore”, afirma.
O Vale
São José neste governo atual judiou muito da população na área saúde, O governo EMANUEL foi muito bom cheguei ate trabalhar a seu favor, mas fiquei decepcionado com o atúal, vou votar contra na esperança de uma mudança p/ população.