Trilha é criada por grupo para incentivo a pratica de Exercícios

Após a febre dos passeios noturnos de bicicleta pela cidade, um outro hobby ganha força em São José dos Campos: a trilha. A moda da vez está sendo difundida por um grupo de 100 servidores da prefeitura batizado de ‘a tribo’ que faz passeios mensais a pé para desvendar a cidade.

Além de descobrir uma São José que passa despercebida no dia-a-dia, os adeptos garantem que o exercício, somado ao contato direto com a natureza, faz bem para a mente e para a saúde. A ‘Tribo dos Servidores’ é um grupo fechado de funcionários da administração municipal, que tem novos passeios agendados para os dias 2 e 16 de junho.

Para difundir o hobby, a proposta da prefeitura é que a partir de junho seja publicado no site oficial o percurso das trilhas realizadas pelo grupo. O objetivo é incentivar a prática de exercícios físicos entre a população e incentivar que novas ‘faces’ de São José seja conhecida pelos moradores.

Além do percurso, o guia das trilhas vai informar ainda o tempo que leva para percorrer cada trajeto e qual é o nível da dificuldade do passeio. O nível é definido pela extensão do trajeto e seu traçado, por exemplo, se é plano ou repleto de subidas e decidas. A definição será dada pela servidora Maria Rita Avellar, assessora de Projetos Especiais da Secretaria de Administração, que faz todas as trilhas antes de ir com o grupo de servidores da prefeitura.

“Tudo começou no ano passado durante a elaboração do nosso programa de qualidade de vida. Na época, comecei a reunir ideias para incentivar novos hábitos saudáveis entre os servidores e acabei descobrindo que muitas pessoas adoram fazer trilha”, afirmou. Segundo ela, além de São José ter uma vasta área verde e rural, o distrito de São Francisco Xavier também é uma ótima opção para a prática de trilhas.

“A trilha é um esporte que movimenta o corpo e alimenta o espírito. Conhecer novos lugares, ampliar seu conhecimento geográfico e andar na natureza é uma maneira de relaxar a alma”, disse Maria. Em São José, entre os passeios mais utilizados estão os arredores do Parque da Cidade, o Bairro do Guirra e o Horto Florestal, ambos na zona norte.

Avaliação. Quem já aderiu à nova febre recomenda. Entre as vantagens mais citadas está ainda a possibilidade de conversar com amigos durante o passeio e superar desafios. “O que mais me encanta quando faço uma trilha é a sensação de ultrapassar meus limites. No final de todo passeio eu penso que nunca mais vou voltar, mas quando chega o próximo eu sempre sou a primeira a me inscrever”, afirmou a servidora Luciana Almeida Tonino, 40 anos.

Segundo ela, não é preciso fazer nenhum investimento para fazer uma trilha. “É importante comprar pelo menos um bom tênis”, afirmou. Tarcísio Porsílio dos Santos, 46 anos, é um dos guias da “Tribo dos Servidores’ e é um apaixonado por trilhas.
“Depois que começamos a fazer trilha percebemos como conhecemos pouco a nossa própria cidade e é muito legal ter a chance de conhecer novos lugares”, afirmou.

O Vale