A avenida Pedro Friggi, principal ligação da zona leste de São José dos Campos à Rodovia Presidente Dutra, deverá ser a próxima via da cidade a ter velocidade máxima reduzida.
Atualmente, no trecho localizado no bairro Vista Verde, a velocidade máxima permitida é de 70 km/hora. Em outros pontos, é de 60 km/hora. O objetivo é padronizar em 60 km/hora.
A avenida poderá ter ainda reforço no número de travessia de pedestres e de pontos de ônibus.
A medida está sendo estudada pela Secretaria de Transportes e deve ser concluída até o final deste mês.
O estudo integra o projeto Década, criado após São José ser eleita pela ONU (Organização nas Nações Unidas) uma das 20 cidades piloto do Brasil para a implantação de ações de segurança viária (leia texto nesta página).
As avenidas Cassiano Ricardo, Eduardo Cury e Cidade Jardim já tiveram redução do limite de velocidade para 60 km/hora. Na João Guilhermino, o estudo detectou a necessidade de um trabalho educativo de orientação aos pedestres.
Segundo o diretor do Departamento de Trânsito, Paulo Guimarães, outras 10 avenidas estão na lista de estudos e foram escolhidas em função de uma análise que relacionou o número de acidentes por quilometragem.
São elas a Perseu, Andrômeda, Paraibuna, Nelson D’Ávila, Barbacena, José Longo, João Marson e Anel Viário (Jorge Zarur, Florestano Fernandes e Teotônio Vilela).
Motoristas que trafegam diariamente pela avenida Pedro Friggi consultados se dividem sobre a possibilidade de redução da velocidade para 60 km/h.
Fonte: O Vale