Motoristas e auxiliares do Transporte Alternativo de São José dos Campos vão participar neste sábado (26) e no próximo, dia 1º de junho, de um treinamento pioneiro no país. Para melhorar o atendimento e a qualidade do serviço prestado aos usuários, os cerca de 200 profissionais decidiram integrar o programa “Transporte Bem”, da Secretaria de Transportes.
No curso, com duração de oito horas, divididas em dois sábados, serão passados conceitos como: atenção no atendimento a idosos e deficientes físicos, noções de marketing para aperfeiçoar o atendimento ao cliente e a melhoria no relacionamento com os passageiros.
Essa é a primeira vez que profissionais do transporte alternativo de um município brasileiro participam de um treinamento que visa a qualidade do serviço oferecido aos usuários. Resultado que deve ser obtido ao serem preparados para atuar como uma associação/empresa que busca a satisfação do cliente para o bom retorno do serviço.
Para conseguir essa empatia com o usuário, em alguns momentos do curso os motoristas e auxiliares assistirão a um vídeo que mostra como o morador de São José dos Campos avalia e o que pensa sobre o transporte alternativo.
Para um dos coordenadores do treinamento, Lincoln Firoozmand, esse tipo de curso é essencial para humanizar e harmonizar o relacionamento entre transportadores e passageiros. “É preciso criar essa empatia, que esses profissionais se coloquem no lugar do passageiro e aprendam esses conceitos comportamentais e não apenas os técnicos e operacionais”, disse.
No ano passado 1.350 motoristas e cobradores de ônibus participaram do programa “Transporte Bem”. O projeto é uma parceria entre as empresas que operam o transporte público na cidade e a Secretaria de Transportes, que participa como gestora do conteúdo e as empresas investem no treinamento de seus funcionários.
Os integrantes dos conselhos municipais do Idoso e do Deficiente também participaram da elaboração do conteúdo do Programa Transporte Bem.
Prefeitura de São José