O Ipplan (Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento), de São José dos Campos, aguarda a transferência dos ambulantes do centro para camelódromos construídos pela prefeitura para iniciar o projetos de melhorias nas praças da região. De acordo com o Ipplan, serão feitas intervenções nas praças Afonso Pena, João Mendes (sapo) e João Pessoa. A praça Padre João (Matriz) será objeto de concurso de requalificação urbanística e arquitetônica.
“Dentro do Plano Estratégico Centro Vivo, as praças do Centro passarão por requalificação, cada uma com um grau de exigência devido à sua necessidade, considerando também o que foi apontado pelos usuários do centro durante as Oficinas Colaborativas e na Pesquisa Qualitativa realizadas dentro do Plano Estratégico”, disse a diretora do Ipplan, Cynthia Gonçalo.
Os 132 ambulantes que trabalham nas ruas do centro têm prazo até o dia 29 de abril. Pela proposta do Ipplan, que será executada pela prefeitura, a praça Afonso Pena terá a iluminação reforçada, serão feitas a manutenção das áreas que estão degradadas e será implantada uma academia da terceira idade.
O trecho da rua 15 de Novembro, próximo à praça Afonso Pena e entre as ruas Francisco Paes e Rubião Júnior, passará por ampliação da calçada, incorporando a faixa de estacionamento. As obras terão início após a remoção dos ambulantes.
A praça Cônego Lima terá ruas elevadas e o piso arrumado, com prioridade para o pedestre. “O privilégio absoluto ao pedestre e a criação de rotas acessíveis para uso efetivo têm como objetivo promover a acessibilidade e gerar segurança aos frequentadores”, afirmou a diretora do Ipplan.
Já na praça do João Mendes será possível a execução do projeto de restauração do espaço seguindo a proposta aprovada pelo Comphac (Conselho Municipal do Patrimônio Histórico) em 2008, que será feito em parceria com a iniciativa privada, segundo o Ipplan.
As obras vão começar logo após a inauguração dos Centros de Comércio Popular, informou o instituto. Os ambulantes já começaram a prepara os seus boxes nos camelódromos para efetivar a mudança. Muitos estão colocando piso, pintando e personalizando os novos espaços.
A previsão é que os camelôs mudem no domingo, dia 29. Eles devem aproveitar o sábado, dia 28, para se despedirem dos pontos atuais. Vão permanecer na rua apenas os ambulantes que trabalham com alimentação.
O Vale