A Prefeitura de São José dos Campos iniciou processo de desapropriação de uma área denominada Fazenda Boa Vista para a implantação de um parque municipal. A área, de 125,5 mil metros quadrados, está encravada no meio do bairro Altos de Santana, na região norte. Na gleba, há uma antiga sede de fazenda, imóvel de dois pavimentos e uma outra residência menor. Os dois imóveis somam 910 metros quadrados.
Também está identificada no terreno, que possui declividades e uma grota com mata, uma área de proteção permanente de 19,2 mil metros quadrados. De acordo com a prefeitura, a gleba abriga ainda uma área de mata de 1.634,25 metros quadrados.
O projeto do Parque Boa Vista foi elaborado pela Secretaria de Planejamento Urbano e prevê implantação de trilhas de caminhadas, áreas para exercícios físicos com circuito de arborismo e pista de mountain bike para aproveitar a topografia íngreme da área.
O secretário de Planejamento, Oswaldo Vieira de Paula Júnior, disse que a área é “privilegiada”. “Ela está localizada no topo de uma colina do bairro e proporciona uma vista muito bonita da cidade.” Segundo ele, o plano prevê ainda a construção de um mirante no parque.
A sede da antiga fazenda vai abrigar a administração do parque, sanitários e um restaurante com capacidade para 75 mesas. A implantação do parque será feita com recursos do BID, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (leia texto nesta página).
Moradores do entorno do futuro parque apoiam a iniciativa da prefeitura.“Acho um projeto bacana, porque a parte de cima do bairro não tem lazer”, disse a dona de casa Elen Cristina Colen Mariano, 22 anos. Segundo o aposentado Agenor Lourenço, 62 anos, havia “muitas histórias sobre o destino da gleba”. “Primeiro, falaram que seria um cemitério, um centro para idosos. Acho que parque é melhor.”
Com recursos financeiros do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), a Prefeitura de São José dos Campos planeja implantar dois parques públicos em 2012, nas regiões norte e leste, consideradas carentes de áreas verdes e de lazer.
A Secretaria de Planejamento iniciou processo de seleção de consultores para elaboração dos projetos de engenharia, arquitetura e executivo para os parques, com a estimativa de custos. A ampliação de espaços públicos verdes e de lazer é uma das propostas do convênio firmado pelo município com o BID este ano para a contratação de um empréstimo de US$ 85,9 milhões com o organismo internacional.
Parque. Além do Parque Boa Vista, o governo Eduardo Cury (PSDB) planeja implantar um parque entre o Jardim Itapuã e Galo Branco, no distrito de Eugênio de Melo, na zona leste.
O parque terá cerca de 140 mil metros quadrados com trilhas de caminhadas, ciclovia, recreação infantil e equipamentos esportivos.Atualmente, a cidade possui sete parques públicos.
O Vale