A Prefeitura de São José dos Campos começa na primeira quinzena de janeiro de 2012 o cadastramento das residências que serão beneficiadas pelo programa de internet sem fio nos bairros da periferia da cidade. Ao todo, serão contemplados 127 bairros e cerca de 20 mil residências.
A internet sem fio deve atingir pelo menos 80 moradores, segundo informou o secretário municipal de Administração, Sérgio Pinto Ferreira. Ele ressaltou que o cadastramento das residências é importante para que a prefeitura possa, por exemplo, ter condições de identificar problemas no sistema, como a presença de hacker.
A conexão, só será possível a partir do cadastro que exigirá do usuário o número da inscrição do imóvel onde ele reside, disponível no carnê de IPTU. Entre as localidades que serão contempladas estão o Jardim Santa Inês (zona leste), Recanto do Caetê (região norte), e Campo dos Alemães (zona sul).
O secretário afirmou que a intenção do governo municipal é “realizar o cadastramento da forma menos burocrática possível”. “Estamos analisando a melhor forma para estabelecer uma logística para fazer o cadastramento”, disse. Segundo ele, a previsão é que o cadastro seja realizado nos bairros que serão atendidos pelo programa. “Pretendemos realizar o trabalho de forma descentralizada”, declarou Ferreira.
A disponibilização da internet sem fio gratuita à população ocorrerá por etapas. Na primeira fase, o programa irá atingir 30% do previsto em cada bairro. Cerca de 6.000 residências espalhadas pelos 127 bairros contemplados devem ser atingidas pelo programa. A previsão é que até o final de maio todo o sistema esteja funcionando. A NipCable do Brasil Telecom, foi a empresa vencedora para a realização do serviço.
Com sede em São José, a empresa deverá implantar e gerenciar por três anos a rede de internet sem fio gratuita em 127 bairros a R$ 1.366.200. O valor máximo estabelecido pelo governo do prefeito Eduardo Cury (PSDB) para serviço era de R$ 1,8 milhão.
O projeto prevê a oferta de navegação gratuita na internet, via sistema Wi-Fi, que funciona por meio de sinal de rádio. A internet sem fio que será ofertada pela prefeitura deverá oferecer uma velocidade de 256 kbps e restringirá o acesso a sites pornográficos e downloads de filmes. Atualmente, a administração disponibiliza sistema similar em sete pontos, entre eles os parques Santos Dumont e da Cidade “Roberto Burle Marx” e poliesportivos.
O Vale