Prefeitura da cidade começa a reforma nas praças

Começou ontem a obra de revitalização da praça João Mendes (a Praça do Sapo), centro de São José dos Campos, uma semana após a remoção dos ambulantes do local para o camelódromo próximo construído pela prefeitura.

A primeira etapa do projeto de resgate da João Mendes, considerada patrimônio histórico do município, será a recuperação do paisagismo. A obra é patrocinada pelos lojistas do Shopping Centro, resultado de parceria firmada com o Ipplan (Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento) e prefeitura.

A recuperação do paisagismo teve início com a remoção da terra dos canteiros, que estão bastante degradados. As árvores serão preservadas e ajardinamento será executado de acordo com o projeto aprovado em 2008 pelo Comphac (Conselho Municipal do Patrimônio Histórico).

“Participamos do projeto porque a revitalização da praça beneficia todo o comércio e certamente atrairá mais pessoas para o centro”, afirmou o superintendente do Shopping Centro, Eduardo Thomé. Ele frisou que o shopping também iniciou a troca do passeio em frente ao shopping, de acordo com as normas do programa Calçada Segura.

O resgate da João Mendes prevê a recuperação do piso, da fonte, dos sapinhos que deram origem ao “apelido” de praça, e do caramanchão, que também contará com paisagismo próprio. Paralelamente, também já está sendo trocado o piso da rua do entorno da praça.

Os paralelepípedos serão substituídos por bloquetes retangulares similares aos do Calçada Segura. Segundo o Ipplan, a troca é patrocinada pelos lojistas da Galeria Sete. A recuperação da Praça do Sapo foi elogiada pela população e por lojistas.

“Foi bom a prefeitura ter transferido os ambulantes daqui. E esta reforma vai deixar a praça muito mais bonita”, disse o aposentado Lázaro Flausino, 77 anos. A João Mendes foi inaugurada em 1943. Antes, era um largo sem calçamento. Em 2006, o local foi preservado. É uma das poucas praças que ainda mantém parte de seu ajardinamento original.

O Vale