Prefeitura atrasará obras do Centro da Juventude

O Centro da Juventude de São José será entregue com pelo menos 45 dias de atraso. Avaliado em R$ 14,1 milhões, o prédio tinha a inauguração programada inicialmente para o mês passado, mas só será entregue em meados de julho.

O funcionamento do Centro, contudo, pode ser ainda mais postergado, já que o governo do prefeito Eduardo Cury (PSDB) programa as licitações para cabeamento de telefonia e sistema de segurança para o final deste mês e começo de julho.

Outra etapa necessária para o Centro entrar em funcionamento, o mobiliário, ainda está em estudo. Um dos pilares da campanha para a reeleição de Cury em 2008, o Centro da Juventude, que está sendo construído na zona sul pela empresa Tecsul Engenharia, é a ‘menina’ dos olhos do candidato do PSDB ao Paço no pleito de 7 de outubro, Alexandre Blanco.

“O Centro da Juventude é a tradução de tudo o que a gente acredita. É o respeito pela diversidade, que é trabalhar com criança e adolescente em todas as áreas”, afirmou Blanco. Além do valor da obra, a administração prevê gastar com os sistemas de telefonia e segurança mais R$ 193,3 mil.

Iniciadas em junho do ano passado, as obras eram previstas para ser realizadas em 12 meses, tendo como previsão de entrega o mês passado. No entanto, o governo autorizou aditamento de 45 dias no prazo de entrega. Em nota, a Secretaria de Obras afirmou que o atraso se justifica “em razão da constante chuva em períodos considerados de seca e em adequações finais do paisagismo, a pedido da Secretaria de Juventude do município”.

A pasta disse ainda que “os aditamentos são previstos em lei e são normais, principalmente em obras da magnitude do Centro de Referência da Juventude, que já é o maior da América Latina”. O governo tucano ainda não informou qual será a data de inauguração do Centro.

Em março deste ano, Blanco, ainda secretário da Juventude, garantiu que o Centro seria entregue em 1º de junho, oferecendo programas como esportes e cursos. Estão programadas para o Centro de Juventude a instalação de um Banco do Jovem Empreendedor, de um Centro de Atendimento Integral do Adolescente, com consultórios médicos e ambulatório e de um Centro de Medidas e Avaliação Física e Atividades Esportivas, além de espaço para atividades de dança, teatro, cinema e música.

O Vale