A ponte Misuhiko Yoshinaga, na região sul de São José dos Campos, foi liberada para o tráfego de veículos nesta semana. O acesso estava interditado para obras de aterramento da cabeceira da ponte sobre o córrego Senhorinha, que apresentava erosões em decorrência das chuvas.
Mesmo com a conclusão do aterramento, a equipe do setor de saneamento da Secretaria de Serviços Municipais (SSM) prossegue no local executando a colocação de gabiões nas margens do córrego. Posteriormente, serão construídos lançamentos de águas pluviais.
Considerada uma técnica artesanal, a ação é necessária para conter as paredes que escoram o leito do córrego, bem como o processo erosivo que vier a se formar no local.
A contenção das margens do córrego Senhorinha envolve 5.500 metros cúbicos de pedras do tipo pulmão que formarão 126 metros quadrados de muro, por 5 metros de altura. A conclusão desses trabalhos está prevista para meados de março de 2013.
Essa técnica pode ser observada também nas margens do Córrego Vidoca, na Avenida Eduardo Cury. Na faixa da esquerda (sentido Urbanova-Centro), outra equipe da secretaria finaliza os trabalhos de colocação de gabião.
Prefeitura Municipal de São José
Publicado em: 30/11/2012