Mercado da Moda aquece a cidade com 1.000 empregos

Entre ontem e hoje, o foco dos negócios em São José dos Campos é a moda. Com investimento de R$ 1 milhão neste ano, o Oscar Fashion Days chega à sua 12ªedição com a geração de 1.000 empregos temporários e reflexos em setores como transportes, serviços e na rede hoteleira.

Cerca de 10 mil pessoas são esperadas para assistir aos desfiles que terminam hoje, no Pavilhão de Exposições do Parque Tecnológico. Segundo a organização, os empregos temporários foram gerados nos mais variados setores, como limpeza, segurança, passadeiras, produtores artísticos e de moda, modelos, cozinheiras e profissionais para a construção dos estandes, passarela e toda a estrutura.

Só no backstage, onde ficam modelos e artistas, cerca de 300 pessoas foram contratadas para a organização.
“O evento conta com muita gente de fora. Muitos jornalistas e representantes de calçados de vários Estados”, disse o diretor da Oscar Calçados, José Oscar Constantino.

Segundo o empresário, não é possível calcular o volume de negócios que será gerado pelo Oscar Fashion Days, já que o evento tem caráter de exposição e serve para reforçar a marca dos lojas participantes 24 estão nesta edição.

“O evento é uma propaganda institucional, não é possível calcular quanto aumenta na venda das empresas. Mas com certeza aumenta, a marca fica na cabeça das pessoas”, disse Constantino. Além dos empregos diretos, o evento movimenta a rede hoteleira, restaurantes, transportes e comércio.

Para o presidente da ACI (Associação Comercial e Industrial) de São José, Felipe Cury, eventos como este são importantes para movimentar o comércio da cidade. “O Oscar Fashion Days é um evento que tem poder de trazer compradores de outras cidades e Estados, além de atrair empresários para a cidade”, disse o dirigente.

Neste ano, o evento tem 10 estandes espalhados para divulgação de marcas. “O evento está muito bom este ano e estamos atingindo nosso intuito que é de divulgar nossos produto”, disse o coordenador técnico da Raiz Latina, empresa de cosméticos, Klaus Silveira, 39 anos.

Já para o desenhista Daniel Z, 43 anos, o evento é uma oportunidade de ganhar um dinheiro a mais. Ele foi contratado por uma empresa de bicicletas para fazer desenhos em camisetas. O OFD acontece em uma estrutura montada no Pavilhão de Exposições do Parque Tecnológico, às margens da via Dutra, altura do distrito Eugênio de Melo, no km 138 no sentido Rio de Janeiro.

O Vale