Mais uma reunião reforça a proposta de Cuidar do Aeroporto

Acompanhado do fundador da Embraer, Ozires Silva, o secretário de Desenvolvimento Econômico, José de Mello Corrêa, se encontrou ontem com representantes da SAC (Secretaria de Aviação Civil), em Brasília. O VALE apurou que o encontro serviu para que Mello reforçasse a proposta da prefeitura em municipalizar o Aeroporto de São José, ainda que a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) tenha anunciado em maio um pacote de investimentos para o aeródromo.

A crítica das entidades ligadas ao empresariado da região é de que a Infraero costuma anunciar investimentos e não cumpri-los no prazo. Um exemplo citado é a instalação de um MOP (Módulo Operacional de Passageiros), prometido em outubro do ano passado para dar mais conforto aos passageiros e que até agora não saiu do papel.

A Infraero se defende e afirma que só não investiu antes pois o termo de concessão do aeródromo com a Aeronáutica, detentora da área do aeroporto, não permitia. Atualmente, uma comissão formada por membros da Aeronáutica, da Infraero e da SAC trabalham na reformulação do contrato de concessão, que termina em 2013.

Mello e Ozires não foram localizados ontem para falar sobre o assunto. A expectativa da Infraero é instalar o MOP dentro de um ano. Em 2014, a previsão é construir uma nova pista, ao lado da atual, para conciliar os voos comerciais com os testes da Embraer.

O Vale