Prefeitura cria na Zona Sul Crechão para Idosos

A recém-inaugurada Casa do Idoso da região sul de São José dos Campos terá um serviço de Centro-Dia para atender até 80 idosos de baixa renda, cujos familiares tenham dificuldades para cuidar deles durante o dia. Eles poderão ficar na unidade entre 7h30 e 17h30, de segunda a sexta-feira, fazendo atividades físicas e culturais, recebendo atendimento médico e de terapeutas e alimentando-se com cardápio balanceado e definido por nutricionistas.

O projeto piloto do atendimento começará com 10 idosos para depois ser expandido até a capacidade da unidade, de 80 homens e mulheres. Todo serviço é gratuito. As famílias interessadas no Centro-Dia devem inscrever os idosos em qualquer unidade da Secretaria de Desenvolvimento Social da região sul de São José.

As fichas serão compiladas e as famílias, visitadas. A escolha dos idosos obedecerá critérios que priorizem os de maior fragilidade social e econômica. “A nossa intenção é melhorar a qualidade de vida do idoso e manter o vínculo familiar para que os parentes não tenham necessidade de interná-lo em um asilo”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Social, João Francisco Sawaya de Lima.

Segundo ele, o serviço também será implantado nas unidades da Casa do Idoso das regiões leste e norte, que devem ficar prontas em outubro próximo e julho de 2013, respectivamente. As famílias que se inscreverem para o Centro-Dia receberão a visita de assistentes sociais da Secretaria de Desenvolvimento Social para a pesquisa familiar. A medida começará a ser feita ainda este mês.

Para a coordenadora-geral da Casa do Idoso, Lilian Costa, o Centro-Dia é uma novidade no atendimento, que trará conforto e tranquilidade às famílias que não conseguem cuidar dos idosos. “Eles terão atendimento de primeiro mundo, que vai ajudá-los a ter saúde e disposição.”

A aposentada Yaeko Kubota, 66 anos, visitou a Casa do Idoso da zona sul anteontem e gostou do que viu. “Farei atividades físicas, como caminhadas, mas também quero aprender a fazer outras coisas.”

O Vale