Referência no ensino de engenharia do país, o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), de São José dos Campos, comemora hoje seus 62 anos de existência. A cerimônia acontece no auditório Lacaz Netto, no DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) à partir das 10h, onde 600 pessoas são esperadas entre autoridades, ex-alunos e convidados.
Durante a cerimônia, haverá entrega de homenagens a servidores que completam 35 anos de serviços prestados ao ITA e medalhas militares por tempo de serviço. O comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro-do-Ar Juniti Saito está confirmado no evento.
Desde sua fundação, em 1950, o ITA se manteve como ‘celeiro’ de estudantes que posteriormente ocuparam cargos de destaque no cenário nacional. Entre os ‘iteanos’ ilustres estão o fundador da Avibras, João Verdi de Carvalho Leite; o diretor-presidente da Embraer, Frederico Curado; o atual reitor do ITA, Carlos Américo Pacheco; o astronauta Marcos César Pontes e o fundador da Embraer, Ozires Silva.
“O ITA é a semente do maior arranjo produtivo de tecnologia do Brasil, o setor aeroespacial. Pessoalmente, acredito que o ITA é uma excelente escola de formação intelectual e também de formação pessoal”, disse o deputado federal Emanuel Fernandes (PSDB), também ex-aluno do instituto, formado na turma de 1981.
O diretor-presidente da Embraer, Frederico Curado considerou sua passagem pelo ITA “um desafio bastante forte. Sempre tive a gratidão de ter tido a chance de entrar no ITA. Quem estudou lá sabe que entrar é difícil, mas sair formado é mais difícil ainda.”
Já o presidente do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento), Luciano Coutinho, disse em visita a São José que o ITA “é a instituição de maior excelência dentro das instituições de excelência do país”. Completam o time de ex-alunos de destaque o fundador do então CTA, hoje DCTA, Casimiro Montenegro Filho ; o ex-prefeito de Curitiba (PR) Cassio Taniguchi; o primeiro diretor do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Fernando de Mendonça e o ‘pai’ do motor à álcool, Urbano Ernesto Stumpf.
Para ampliar a formação de profissionais de destaque, o ITA prepara um projeto de expansão. Atualmente, o instituto possui cursos de graduação em engenharia Aeronáutica, Eletrônica, Mecânica-Aeronáutica, Civil-Aeronáutica, Computação e Aeroespacial. O ITA também oferece cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.
Imagem: Flickr Macapuna
O Vale