Mais de três meses após seu lançamento, o programa de internet gratuita da Prefeitura de São José não decolou e apenas 4.500 domicílios da cidade se utilizam, hoje, do sinal Wi-Fi. O total das famílias que se cadastraram no programa representa 22,5% da meta do governo do prefeito Eduardo Cury (PSDB).
Lançado em janeiro deste ano, o programa comporta até 20 mil cadastros. O sinal abrange uma área de 127 bairros periféricos da cidade, e visa a “inclusão digital de pessoas sem poder econômico e sem disponibilidade de sinal pela iniciativa privada”, segundo informou ontem o secretário de Administração, Sergio Luiz Pinto Ferreira, por meio de sua assessoria.
Atualmente, segundo informado pela administração, a empresa NipCable do Brasil oferece sinal com boa qualidade em 95% da área contratada, devendo atingir 100% até a segunda quinzena do mês. A NipCable receberá R$ 1,3 milhão para oferecer o sinal, num contrato de três anos.
Para Ferreira, a razão da baixa adesão ao programa é “o interesse do próprio munícipe”. “É ele quem procura os postos e se cadastra.” O secretário informou que o governo está “fazendo campanhas maciças de divulgação” e que tem como meta “atingir os 20 mil domicílios em um período de 12 meses”.
Inicialmente, conforme divulgado em julho do ano passado, o programa tinha planos ainda mais ambiciosos, atingindo cerca de 200 mil pessoas da periferia. O limite depois foi recuado para 20 mil moradias. Além dos bairros periféricos, a Prefeitura de São José também oferece internet gratuita nos parques da cidade.
O Vale