A Polícia Militar começa a receber, na próxima segunda-feira, inscrições de interessados em ocupar uma das 1.992 vagas abertas para policiais temporários no Estado de São Paulo. No Vale do Paraíba, há 81 vagas disponíveis. São José dos Campos, com 43 vagas, e Taubaté, com outras 23, são as cidades com mais vagas abertas. As inscrições poderão ser feitas apenas pela internet, por meio do site: www.vunesp.com.br até o dia 30 de janeiro.
Os vencimentos são equivalentes a dois salários mínimos, atualmente, vigente em R$ 545. Os aprovados também terão assistência médica, odontológica, uniforme e vale-alimentação. De acordo com o tenente Antero Alves Baraldo, chefe de comunicação da PM na região, os policiais vão exercer funções administrativas.
“A intenção é desonerar o setor administrativo e liberar para os policiais trabalharem na rua”, diz ele. As vagas para a contratação de temporários não visam aumentar o efetivo de PMs na região. Segundo o tenente Baraldo, esses policiais irão substituir aqueles que estão com o contrato temporário para vencer.
“Esse processo seletivo vem de uma lei federal que visa o incentivo ao primeiro emprego. Com a experiência que eles vão adquirir na corporação, eles sairão prontos para o mercado de trabalho após o período de trabalho.” A seleção para a contratação de funcionários temporários se baseia em quatro etapas.
Primeiro, será feita uma prova escrita de caráter eliminatório para testar o nível de conhecimento do concorrente. Após esta etapa, os classificados passarão por um teste físico. Nesta etapa, ele fará um exame de corrida. A penúltima etapa, será uma ‘investigação social’, que visa impedir que ‘pessoas imorais’ entrem na comparação. Por último, a PM irá analisar a documentação do aprovado para checar se ele se encaixa em todos os requisitos.
O Vale