Prevista inicialmente para terminar hoje, a pavimentação da avenida General Motors, na zona leste de São José dos Campos, ficará pronta somente em 2013. Segundo a Secretaria de Transportes, as chuvas atrapalharam o andamento da obra, que começou em 20 de agosto. O novo prazo de conclusão é 19 de janeiro.
A avenida da GM fica na marginal da via Dutra. Os serviços acontecem entre o semáforo próximo ao viaduto do bairro Vista Verde até a rotatória de acesso para a avenida dos Cegonheiros. Além do pavimento, a obra contempla terraplanagem e drenagem. O custo total é de R$ 913.169,00.
Por conta da obra, o trânsito está modificado na região leste, com o fechamento da saída do km 143 da Dutra, no sentido São Paulo. No mesmo sentido, foi aberta como alternativa a alça de acesso na saída do km 144. Quem está na via Dutra, no sentido Rio de Janeiro, e está acostumado a acessar o viaduto da Vista Verde para seguir para a avenida dos Cegonheiros ou para a GM deve continuar na rodovia e utilizar o viaduto Santa Inês, já que o acesso para a avenida da GM está fechado.
No sentido centro, o motorista deve redobrar a atenção, pois o tráfego de veículos segue em uma faixa de rolamento. A avenida da GM é geralmente usada para quem vai para o Distrito de Eugênio de Melo (leste) ou para a fábrica da General Motors. Para esses dois destinos, a alternativa para os motoristas que estão na avenida Juscelino Kubitschek é seguir pela rua Uberaba, avenida Barbacena, avenida dos Cegonheiros e então seguir o percurso usual.
No último dia 12, a Prefeitura de São José prorrogou o contrato com a empresa Potencial Construções e Serviços Ltda., responsável pela obra, estendendo o prazo de conclusão do serviço em 30 dias. A previsão inicial era terminar hoje.
Em nota, a Secretaria de Transportes informou que a mudança do cronograma ocorreu em virtude do período de chuvas no intervalo de 20 de agosto quando a obra começou a 30 de novembro. O valor do contrato não foi alterado. Com sede em São Paulo, a Potencial foi a vencedora de uma licitação em que 12 empresas concorreram. A obra faz parte do pacote de melhorias viárias da zona leste que começou com a construção do Viaduto Santa Inês que consumiu mais de R$ 11 milhões. O viaduto foi entregue em julho de 2010.
O Vale
Publicado em: 20/12/2012