Entrada de nova empresa de Ônibus na cidade

A bancada do PT na Câmara decidiu investigar a troca na gestão das 30 linhas de ônibus que atendem as regiões leste, norte e sul de São José dos Campos. Sem avisar os usuários, a prefeitura autorizou a entrada de uma nova empresa, a CS Brasil, no sistema de transporte público.

A nova concessionária é filial da Júlio Simões empresa que venceu a licitação do serviço público em 2008. Na época, ela pagou R$ 4,2 milhões para explorar o sistema de São José.

A mudança na gestão do sistema teria ocorrido em outubro, mas só agora a logomarca dos ônibus começou a ser alterada. O uniforme e crachá dos motoristas também mudou. Eles tiveram que levar a Carteira de Trabalho para a troca de registro.

“Vamos estudar para verificar as irregularidades cometidas com essa troca de empresa”, afirmou o vereador Wagner Balieiro (PT). “A empresa que ganhou a licitação é diferente da que opera o sistema hoje”, afirmou.

A CS Brasil tem CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) próprio e não participou da licitação. A empresa é filial da Júlio Simões que agora formou uma holding com os diferentes tipos de serviço que presta como transporte público, de cargas e rodoviário.

A prefeitura informou que a mudança não afeta o atendimento prestado à população. Hoje, o transporte público atende uma média de 250 mil passageiros/dia. José Carlos de Souza, presidente do Sindicato dos Condutores, disse que o sindicato não foi informado da mudança.

O Vale