Duas empresas controladas pela Embraer Defesa e Segurança – Savis Tecnologia e Sistemas S/A e OrbiSat Indústria e Aerolevantamento S/A – e que formam o consórcio Tepro, assinaram contrato de R$ 839 milhões com o Exército Brasileiro para o início da primeira fase do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron).
A fase inicial do Sisfron vai monitorar aproximadamente 650 quilômetros de fronteira terrestre na faixa que acompanha a divisa do Mato Grosso do Sul com o Paraguai e com a Bolívia. Segundo a Embraer, o sistema compreende a vigilância e proteção das fronteiras terrestres do país em uma faixa de 16.886 quilômetros que separa o Brasil de 11 países vizinhos e se estende por dez estados e 27% do território nacional.
No comunicado enviado à imprensa nesta segunda-feira (26), o presidente da Savis, Marcus Tollendal, diz que a pretensão da empresa é entregar o sistema ao Exército e no futuro exportar o modelo.
Consórcio Tepro
A Savis, empresa da Embraer Defesa e Segurança, foi criada para atuar na gestão integrada de projetos de monitoramento e controle de fronteiras, estruturas estratégicas e recursos naturais. A OrbiSat Indústria e Aerolevantamento S/A é uma empresa brasileira de base tecnológica, especializada em sensoriamento remoto e radares de vigilância aérea e terrestre, com centros tecnológicos e comerciais em Campinas e São José dos Campos.
G1 (Vnews)
Publicado em: 27/11/2012