Debate realizado para solução de revitalização de Santana

O Ipplan (Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento), de São José dos Campos, começa a debater hoje propostas para a revi-talização de Santana, região norte da cidade. A primeira oficina colaborativa com moradores, comerciantes e frequentadores da região será realizada no Espaço Cultural Cine Santana, a partir das 18h30.

O projeto, desenvolvido em parceria com a prefeitura e denominado Centro Vivo Santana, prevê ações de melhorias no centro histórico do bairro. A diretora do Ipplan, Cynthia Gonçalo, disse que no evento de hoje será apresentado uma anteprojeto para o bairro que prevê, entre outras ações, melhorias na circulação de veículos no entorno da praça principal de Santana, do passeio público e a possibilidade de ampliação do calçadão do bairro.

“Queremos ouvir os moradores e coletar sugestões para a revitalização de Santana”, disse Cynthia. O bairro é uma referência da região norte, com importância histórica, e receberá iniciativas de melhorias em seu antigo centro, incentivando o desenvolvimento local e fortalecendo a identidade da região.

“Santana possui identidade própria. O centro histórico do bairro abriga marcos como a Igreja Matriz e a antiga cadeia, entre outros pontos”, disse a diretora do Ipplan. Ao todo serão realizadas quatro oficinas. Hoje haverá a contex-tualização do projeto Centro Vivo Santana e palestra proferida por Soraia Melchioretto, especialista em Redes de Desenvolvimento Local.

Moradores ouvidos por O VALE sobre a proposta relataram que o bairro precisa de Segurança, mais vagas de estacionamento de veículos, melhorias nas calçadas e de modernização dos equipamentos públicos e lazer. “No momento, o que mais precisamos é de segurança e vagas para estacionamento, além da remoção dos indigentes das ruas”, disse o comerciante Adilson Gonçalves.

“A prefeitura poderia fazer um calçadão na rua Jaci ou em parte dela. Isso valorizaria mais as lojas”, afirmou o comerciante Roberto Santana.

O Vale